Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O SEGUNDO GOVERNO DE VARGAS



1. (PUC RJ/1994) A crise que culminou no suicídio do Presidente Getúlio Vargas, em 1954, está ligada aos fatores abaixo relacionados, com EXCEÇÃO de um. Assinale-o.
a) Oposição dos setores conservadores à política nacionalista.
b) Reação contra o atentado ao jornalista Carlos Lacerda.
c) Insucesso do plano de investimentos do governo, decorrente da guerra dos preços do café.
d) Manifestações de vários setores operários contra a aceleração da inflação.
e) Apoio irrestrito dos Partidos Políticos à participação do Brasil na Guerra da Coréia.


2. (UNIRIO RJ/1996) A criação da Petrobrás, empresa controlada pela União e administradora do monopólio do petróleo, foi representativa da política econômica adotada por Getúlio Vargas (1951-1954), que:
a) Atraiu capitais estrangeiros para acelerar o crescimento industrial.
b) Imprimiu ao país uma orientação nacionalista.
c) Priorizou o crédito ao setor agrícola através do BNDE.
d) Contou com amplo apoio do empresariado nacional e multinacional.
e) Sofreu severa oposição dos sindicatos contrários ao apoio dispensado ao empresariado.


3. (UNESP SP/1993) O início da implantação da indústria de base liga-se à política nacionalista da era Vargas. As dificuldades externas, devido ao envolvimento dos países industrializados nas guerras, contribuíram para que se consolidasse a política das substituições das importações. Dentre as realizações que marcaram o último governo de Getúlio Vargas (1951–1954), e que se tornaram importantes para o desenvolvimento econômico do país, podemos citar:
a) A transferência da Capital Federal pra Brasília.
b) O programa de integração econômica da Amazônia, com a instalação do porto livre de Manaus.
c) O estabelecimento do monopólio da extração e da refinação do petróleo.
d) A instalação da indústria automobilística no país.
e) A criação do Banco Nacional de Habitação.


4. (Mackenzie SP/2002) O suicídio foi o último, o supremo e inesperado gesto que surpreendeu a todos e reverteu as tendências, selando o carisma e o mito. Aspásia Camargo Sobre o episódio ocorrido em 24 de agosto de 1954, a que se refere o texto, podemos afirmar que:
a) Com a morte de Vargas, sua figura política é esquecida pelas massas populares.
b) A reação das massas populares inconformadas impediu a UDN de tomar o poder, dando uma sobrevida ao populismo, com a eleição de João Goulart para Vice-Presidente.
c) O isolamento e a indiferença das massas urbanas levaram Vargas a esse desfecho, embora contasse com total apoio das Forças Armadas.
d) Na História brasileira a figura de Getúlio Vargas não é vista como carismática, em virtude do período ditatorial.
e) a UDN, a Tribuna de Imprensa e Carlos Lacerda foram os grandes beneficiados com o trágico fim do Presidente, assumindo a liderança política com apoio das massas.


5. (UNIFOR CE/1998) Dentre as realizações que marcaram o último Governo de Getúlio Vargas (1951-1954), e que se tornaram importantes para o desenvolvimento econômico do país, pode-se citar:
a) A transferência da Capital Federal para Brasília e a criação do território federal de Fernando de Noronha.
b) O programa de integração econômica da Amazônia, com a instalação do porto livre de Manaus e a criação dos territórios federais do Amapá, Rio Branco, Guaporé e Iguaçu.
c) A instalação da indústria automobilística no país e a criação pelo Estado da Usina Siderúrgica de Volta Redonda.
d) O estabelecimento do monopólio da extração e da refinação do petróleo.
e) A criação do Banco Nacional de Habitação e da Companhia Vale do Rio Doce.


6. (ACAFE SC/2000) A alternativa que apresenta características NÃO condizentes com o segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954) é:
a) Assassinato do Major da Aeronáutica Rubens Vaz, vários setores da imprensa fazendo oposição ao governo e o suicídio do Presidente Getúlio Vargas.
b) Crescente instabilidade política, inflação e sistemática oposição do jornalista Carlos Lacerda ao governo.
c) Militares pedindo a renúncia de Vargas, tentativa de assassinato de Carlos Lacerda e criação da Petrobrás.
d) Aumento do custo de vida, ocorrência de várias greves, propostas do governo para aumentar o salário mínimo.
e) Estabilidade política, criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e monopólio estatal do petróleo.


7. (ESCS DF/2006) “Trabalhadores do Brasil. Nesse 1º de maio (...), é com alegria e particular emoção que vos anuncio a fixação dos novos níveis de salário mínimo, condizentes com as aspirações e destinados a vos proporcionar melhores condições de vida. Não me perdoam os que me queriam ver insensível diante dos fracos e injusto com os humildes. Continuo, entretanto, ao vosso lado. Mas a minha tarefa está terminando e a vossa apenas começa”.
(Discurso do presidente Getúlio Vargas, 1º de maio de 1954)
O trecho do documento é expressivo do padrão de relações que Vargas estabeleceu durante a sua permanência no poder com as classes trabalhadoras brasileiras. Sobre o histórico dessas relações é correto afirmar que:
I. Em 1930, ao criar o Ministério do Trabalho, o governo Vargas teve como objetivo a adoção de uma política trabalhista voltada para a regulação e o controle das estruturas sindicais.
II. Durante o Estado Novo, a política trabalhista de Vargas se baseou no princípio da pluralidade sindical, ou seja, cada categoria profissional passou a ser representada por várias entidades sindicais. 
III. Ao mesmo tempo em que o regime estadonovista restringia os direitos políticos, o governo tratou de intensificar a política social através de medidas como a instituição do salário mínimo e edição da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) IV. Ao retornar ao poder “nos braços do povo” em 1951, Vargas pôs fim, de imediato, ao sindicalismo corporativista que havia sido implantado no país na década de 1930.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) III e IV
e) II e III


8. (UESPI/2004) Getúlio Vargas ocupou um lugar de destaque na política brasileira do século XX, apesar da campanha oposicionista que sofreu no seu último mandato, como presidente da República. Seu suicídio, acompanhado da sua carta-testamento, comoveu parte expressiva da sociedade brasileira. No seu último governo:
a) Desvinculou-se do PTB, partido que era antes sua base política.
b) Aprovou a lei que criava a Petrobras.
c) Lançou as bases para a construção da Companhia Siderúrgica Nacional.
d) Abandonou o discurso nacionalista, envolvendo-se com capital externo.
e) Criou uma eficiente legislação social.


9. (PUC RS/2003) O contexto político que levaria à crise do segundo Governo Vargas e ao suicídio do presidente, em 24 de agosto de 1954, estava relacionado com:
a) a campanha do Partido Comunista Brasileiro contra um Estado excessivamente liberal.
b) a pressão dos sindicalistas pela aprovação da Consolidação das Leis do Trabalho.
c) a oposição popular à criação da Petrobrás. 
d) a mobilização geral contra o endividamento do governo junto aos Estados.
e) a oposição dos liberais da UDN e de Lacerda na imprensa.


10. (Mackenzie SP/2004) Durante o governo de Getúlio Vargas (1951-1954), a política econômica era marcadamente nacionalista. A adoção de uma política voltada para os interesses da nação determinou:
a) O choque com os interesses imperialistas, principalmente o norte-americano, já que os países capitalistas, durante a Guerra Fria, se agrupavam sob a direção e de acordo com os interesses dos Estados Unidos.
b) O estremecimento das relações entre Vargas e os EUA. Mas o presidente norte-americano, Eisenhower, viu-se impossibilitado de não conceder os empréstimos prometidos, para não perder um aliado na América.
c) A falência dos projetos ligados à criação de empresas estatais, que monopolizariam setores importantes da nossa economia, dada a falta de capital estrangeiro.
d) O afastamento, do governo, do movimento trabalhista, que criava obstáculos para a implantação do programa econômico.
e) A retomada de uma campanha liderada pelo próprio presidente, que denunciava a remessa de lucros para o exterior por parte das empresas nacionais.


11. (UFRGS/2001) No início dos anos 50, Getúlio Vargas viu-se às voltas com várias situações contraditórias durante seu governo. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma dessas situações.
a) Sob o ponto de vista eleitoral, o governo teve que equilibrar-se numa aliança que envolvia as forças dos antigos caciques interventores do PSD, controladores das políticas interioranas, com as forças do operariado e das classes médias urbanas, aglutinados no PTB.
b) Vargas teve que estruturar um governo composto por ministros de distintos partidos políticos (PSD, PSP, PTB e UDN) como uma forma de ampliar o seu apoio no Congresso Nacional onde sua representação era nitidamente minoritária.
c) Vargas procurou convencer o trabalhador de que o patrão não era seu inimigo, e o patrão, de que o trabalhador era elemento indispensável à criação da riqueza, construindo uma política de aproximação e cooperação entre as classes.
d) Vargas manobrou entre duas concepções básicas sobre o desenvolvimento econômico: a que defendia o desenvolvimento autônomo e preservador das riquezas nacionais, por um lado, e a que advogava o desenvolvimento associado ao capital externo, inclusive no caso do petróleo e minerais atômicos, por outro.
e) O governo Vargas deixou de pagar a dívida externa ao F.M.I. sem romper as relações com os Estados Unidos, aproveitando a participação deste na Guerra da Coréia.


12. (UFC CE/2000) Assinale a alternativa que expressa corretamente o contexto de criação da Petrobrás.
a) Após uma campanha popular de caráter nacionalista, a empresa estatal de petróleo foi criada pelo governo como a solução para o problema da industrialização do país.
b) A criação da Petrobrás foi resultado do acordo político entre Getúlio Vargas e os comunistas, que pretendiam iniciar um amplo processo de estatização da economia.
c) No contexto de crise do governo de Getúlio Vargas, a criação da empresa de petróleo foi uma vitória das oposições lideradas por Carlos Lacerda e Francisco Campos.
d) A criação da Petrobrás foi mais um empreendimento nacionalista do Estado Novo, assim como a criação da Companhia Siderúrgica Nacional.
e) As empresas internacionais de petróleo pressionaram o governo brasileiro para que se criasse no Brasil um monopólio estatal que garantisse a perfuração de novos poços.


13. (EFOA MG/2006) A criação da Petrobrás e o monopólio estatal da exploração do petróleo no território brasileiro decorreram de ampla mobilização nacionalista na chamada “Campanha do Petróleo”. Tal campanha ocorreu durante:
a) Governo João Goulart.
b) Governo JK. 
c) Regime Militar.
d) Segundo Governo Vargas.
e) Estado Novo.


14. (ACAFE SC/2014) A 60 anos atrás, em agosto de 1954, morria Getúlio Vargas. Contestado e amado por muitos, a figura de Vargas ainda desperta o interesse da historiografia brasileira, atestado pelos constantes livros que estudam seus governos. Acerca do seu governo de 1951 a 1954 é correto afirmar, exceto:
a) O conhecido atentado da rua Toneleros e o envolvimento de Gregório Fortunato resultou numa grande articulação contra o governo de Vargas, especialmente dentro das Forças Armadas, que exigia a renúncia do presidente.
b) Fazendo parte de um projeto nacionalista, Vargas mobilizou uma significativa parte da imprensa e da população para, em 1953, criar a Petrobrás, que passou a deter o monopólio da prospecção e refinamento do petróleo no Brasil.
c) Ao nomear João Goulart (Jango) para Ministro do Trabalho, Vargas obteve o apoio de Carlos Lacerda e da UDN (União Democrática Nacional). Este apoio foi decisivo para a implantação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
d) A notícia da morte de Getúlio Vargas desencadeou uma intensa reação popular em várias capitais do país. As instituições (jornais, rádios e sede de partidos) que lembravam a oposição ao presidente Vargas foram atacadas.


15. (UNESP SP/2009) A respeito do período da história política do Brasil que se estendeu de 1951 a 1954, quando Getúlio Vargas exerceu a presidência da República, pode-se afirmar que
a) a inflação atingiu índices mínimos, o que garantiu o apoio dos empresários e da classe média ao governo, assim como o fim das greves.
b) o grande partido político, a União Democrática Nacional (UDN), sustentou a política de desenvolvimento econômico implementada pelo governo.
c) o governo aboliu a legislação trabalhista criada e aplicada pela ditadura varguista durante o Estado Novo.
d) o Alto Comando das Forças Armadas, em particular da Força Aérea, manteve-se neutro face às disputas que levaram ao suicídio de Vargas.
e) foi aprovado no Congresso o projeto de criação da Petrobrás, empresa estatal, embora fosse permitida a algumas empresas estrangeiras a distribuição dos derivados do petróleo.


16. (PUC SP/2015) Segundo o texto, com o suicídio, que "continua a reverberar", Vargas "se consagra na memória popular, comandando seu vasto eleitorado por algumas décadas desde o além-túmulo". Pode-se exemplificar tal afirmação com a
a) influência exercida pelas ideias sociais de Vargas sobre o movimento operário da região do ABC paulista, durante o regime militar, e com a atual hegemonia política do Partido dos Trabalhadores (PT). 
b) persistência da imagem de Vargas como “pai dos pobres' e com a grande força política do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) até a metade da década de 1960.
c) consolidação do ideal social-democrata de Vargas na atual política brasileira e com sua condição de precursor do ideário do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
d) implantação, na década de 1960, de um regime militar no Brasil e com a defesa, por parte da maioria da população brasileira, de regimes políticos centralizadores e autoritários.
e) derrota de seus adversários nas eleições presidenciais de 1955 e 1960 e com a realização de profundas reformas sociais ao longo das décadas de 1970 e 1980.Q-35.


17. (PUCCamp SP/2009) A respeito do último governo de Getúlio Vargas, pode-se afirmar que foi marcado por
a) alinhamento político a partidos de esquerda e a criação do plano SALTE, na perspectiva do nacional desenvolvimentismo.
b) controle dos meios de comunicação, através do DIP, e forte intervencionismo estatal na economia. 
c) corporativismo, falta de liberdade partidária e o não alinhamento do Brasil aos Estados Unidos. 
d) controle de remessa de lucros para o estrangeiro e aumento da pressão da oposição por sua renúncia.
e) propaganda populista, criação de grandes empresas nacionais e promulgação da CLT, Consolidação das Leis do Trabalho.


18. (PUC RS/2012) Em 1950, Getúlio Vargas foi eleito pelo voto direto e implementou inúmeras medidas características de sua concepção de governo. Dentre tais medidas aprovadas no mandato 1951-1954, destacam-se:
a) a consolidação das leis trabalhistas e a criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
b) a consolidação das leis trabalhistas e a estatização da Eletrobrás.
c) a criação da Petrobrás e o aumento de 100% do salário mínimo.
d) a consolidação das leis trabalhistas e a criação da Companhia Siderúrgica Nacional.
e) a criação da Companhia Siderúrgica Nacional e o aumento de 100% do salário mínimo.


19. (ESPM/2013) A criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), para recolher fundos para a criação de empresas estatais de energia, transporte, siderurgia; a criação do Instituto Brasileiro do Café (IBC) e a do Ministério da Saúde (que se desliga do Ministério da Educação); a formulação de um Plano Geral de Industrialização; a criação do Serviço de Bem-Estar Social, do Instituto de Migração e Colonização, do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) foram realizações:
a) do governo de Getúlio Vargas (1951- 1954).
b) do governo de Eurico Dutra (1946-1950).
c) do governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961).
d) do governo de João Goulart (1961-1964).
e) do governo do Marechal Castello Branco (1964- 1967).


20. (UFTM MG/2009) Com as recentes descobertas de petróleo na camada pré-sal, reacendeu-se a discussão sobre como será administrada essa nova riqueza. Na década de 1950, a criação da Petrobrás
a) derivou de uma imposição do presidente Getúlio Vargas, na época do Estado Novo, com base no intervencionismo estatal.
b) encontrou forte resistência no Congresso, dominado pelo PTB, mas foi respaldada pela UDN, que convenceu os parlamentares.
c) concretizou os interesses de grupos denominados entreguistas, que pretendiam instituir o monopólio estatal a exemplo dos EUA.
d) esteve ligada a uma campanha nacionalista que mobilizou setores da sociedade e culminou na sua aprovação pelo Congresso.
e) baseou-se no modelo desenvolvimentista, no qual prevalecia o princípio de que riquezas do subsolo eram propriedade do governo.



GABARITO




Postar um comentário

2 Comentários