Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE O ENCILHAMENTO



1. (Pucrs) Durante o Governo Republicano Provisório (1889- 1891), o Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, põe em prática uma política econômica caracterizada pela emissão de papel-moeda e pelo aumento das tarifas alfandegárias para os produtos estrangeiros, visando promover o crescimento industrial. Essa política ficou conhecida como
a) Plano de Metas.
b) Convênio de Taubaté.
c) Funding-loan.
d) Salvacionismo.
e) Encilhamento.


2. (Uerj) A febre especulativa começou ainda sob o Império (...). A libertação dos escravos provocara o súbito aumento da necessidade de pagar salários e os fazendeiros sentiam carência de dinheiro (...). [O] primeiro governo republicano, (...) convicto de que a circulação monetária era insuficiente e, ademais, aberto a ideias de industrialização, (...) estabeleceu um mecanismo de bancos privados emissores, o que incitou ainda mais a especulação (...).
(GORENDER, Jacob. A burguesia brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1986.)
O processo descrito acima ilustra a seguinte política econômica desenvolvida no governo provisório de Deodoro da Fonseca, de 1889 a 1891:
a) creditismo
b) federalismo
c) naturalização
d) encilhamento


3. (Fgv) Caracterizou-se por "encilhamento" a política econômica que:
a) levou o país a uma crise inflacionária pela emissão de moeda, sem lastro-ouro e com escassos empréstimos estrangeiros, gerando inúmeras falências.
b) pôde acomodar os primeiros anos da República à estabilização e ao investimento em políticas públicas, principalmente educacionais.
c) levou o país a pedir empréstimos para a reorganização do parque industrial e para a exploração da borracha na região amazônica.
d) pôde acomodar, por aproximadamente 50 anos, uma economia ainda dependente, permitindo a aplicação de recursos em serviços públicos.
e) levou o país a receber apoio de todas as nações industrializadas para desenvolvimento de parcerias, apesar da crescente inflação decorrente dos inúmeros empréstimos pedidos.


4. (Faap) A política financeira, conhecida como encilhamento, foi proposta pelo Ministro:
a) Campos Sales
b) Quintino Bocaiúva
c) Benjamim Constant
d) Rui Barbosa
e) Aristides Lobo


5. (Faap) Nome que se dá aos resultados da política financeira do ministro da Fazenda, Rui Barbosa, caracterizada pela facilitação do crédito, que levou a um crescimento da atividade econômica seguida de inflação, especulação na bolsa de valores, falências e desemprego.
a) Capitalização
b) Abolição 
c) Encilhamento
d) Lei de Responsabilidades
e) Revolução Federalista do Rio Grande do Sul


6. (Ufes) A crise do Encilhamento, ocorrida durante o primeiro governo republicano, provocou um grande descontrole na economia nacional. Essa crise
a) culminou com o desenvolvimento da forte política de industrialização no Brasil.
b) foi consequência da política econômico-financeira de emissão de papel-moeda e do crédito aberto, adotada por Rui Barbosa, então Ministro da Fazenda.
c) conteve a especulação, evitando a falência de banqueiros e industriais.
d) foi consequência da desvalorização dos preços do café no mercado internacional.
e) levou o Ministro Rui Barbosa e a elite agroexportadora a elaborarem o primeiro programa de valorização do café.


7. (EsFCEx) A crise do “Encilhamento” foi:
a) um modelo econômico adotado por Rui Barbosa que se baseava em um conjunto de práticas antiinflacionárias com o objetivo de resgatar setores produtivos tradicionais como a cana e o tabaco.
b) resultado da crise por que passou a cafeicultura brasileira em fins do século XIX e que ocasionou sérias dificuldades dos primeiros regimes republicanos.
c) consequência da política econômico–financeira de Rui Barbosa que através de emissões e facilidades de crédito buscava promover o desenvolvimento do país.
d) o modelo econômico adotado por Rui Barbosa quando de sua passagem pelo Ministério da Fazenda, e que se consistiu em promover o desenvolvimento das indústrias através, exclusivamente, de empréstimos no exterior.
e) a política econômica adotada pelo Governo Provisório de Deodoro através da qual se procurava melhorar a posição competitiva de nossos produtos agrícolas no mercado internacional atribuindo–se um valor fixo em dólar para cada saca de café.


8. A crise financeira conhecida como “encilhamento”, tem como características:
a) a restrição da liberdade dos bancos e da moeda circulante e combate à inflação desenfreada.
b) a facilidade de crédito, a liberdade aos bancos para emitir em grande quantidade e a inflação desenfreada.
c) a política de Rui Barbosa, Ministro da Fazenda, que tinha como meta fundamental, o combate à inflação.
d) a política de Joaquim Murtinho, Ministro da Fazenda, incentivando a transferência de capitais da agricultura para a indústria.
e) a elevação de 30 a 60% das taxas alfandegárias de alguns produtos, encarecendo-os e a aplicação de capitais no tráfico de escravos.


GABARITO




Postar um comentário

1 Comentários