1. (UNIFOR
CE/2014) Veja
o trecho dessa notícia, publicada na Folha de São Paulo, em 20 de março de
1964:
“A
disposição de São Paulo e dos brasileiros de todos os recantos da pátria para
defender a Constituição e os princípios democráticos, dentro do mesmo espírito
que ditou a Revolução de 32, originou ontem o maior movimento cívico já
observado em nosso Estado: a ‘Marcha da Família com Deus, pela Liberdade’. Com
bandas de música, bandeiras de todos os Estados, centenas de faixas e cartazes,
numa cidade com ar festivo de feriado, a "Marcha" começou na Praça da
República e terminou na Praça da Sé, que viveu um dos seus maiores dias. Meio
milhão de homens, mulheres e jovens - sem preconceitos de cor, credo religioso
ou posição social - foram mobilizados pelo acontecimento. Com "vivas"
à democracia e à Constituição, mas vaiando os que consideram "traidores da
pátria", concentraram-se defronte da catedral e nas ruas próximas. Ali,
oraram pelos destinos do país. E, através de diversas mensagens, dirigiram palavras
de fé no Deus de todas as religiões e de confiança nos homens de boa-vontade.
Mas, também de disposição para lutar, em todas as frentes, pelos princípios que
já exigiram o sangue dos paulistas para se firmarem.”
Sobre a
“Marcha da Família com Deus, pela Liberdade” é CORRETO afirmar que
a) foi uma manifestação
pública organizada por vários setores da esquerda brasileira em apoio ao
governo do Presidente João Goulart.
b) foi uma demonstração
de que parte da classe média conservadora brasileira e do clero estava
claramente contrária à ideia de um golpe militar no Brasil.
c) teve como resposta
imediata o “Comício das Reformas”, realizado no Rio de Janeiro, organizado
pelas centrais sindicais, com a participação de João Goulart.
d) organizada pela União Cívica Feminina e pela Campanha da Mulher pela
Democracia, com o apoio de políticos conservadores, serviu de “aval” civil ao
golpe militar de 1964.
e) teve dentre os seus
principais oradores os governadores do Rio Grande do Sul (Leonel Brizola) e de
Pernambuco (Miguel Arraes).
2. (UDESC
SC/2008) Organizadas
em oposição a João Goulart, as Marchas da Família se transformaram em forte
apoio ao governo militar, reunindo uma massa de civis, nas capitais e interior
do país.
(REVISTA
DE HISTÓRIA DA BIBLIOTECA NACIONAL. Ano 1, n. 8, fev./mar. de 2006. p. 60.)
Relacionando
o fragmento acima ao golpe militar no Brasil, é correto afirmar:
a) As torturas e as
perseguições políticas são matérias para ficção, pois o Brasil sempre foi um
país estável politicamente.
b) Havia receio dos
setores mais progressistas do Brasil de que os norte-americanos invadissem o
país.
c) O medo, em relação ao
comunismo, não existia no meio social, posto que o país, em especial suas
elites, sempre foi simpático às ideias comunistas.
d) Por ocasião do golpe houve um movimento civil conservador, inicialmente
organizado em oposição ao governo do presidente trabalhista João Goulart,
manifestado nas Marchas da Família com Deus pela Liberdade.
e) Não houve exílio de
brasileiros, pois a Constituição de 1967 garantia a liberdade de expressão
política.
3. (UERN/2014)
“O
povo carioca atendeu ao chamado dos que pediam sua presença maciça às praças
públicas, na marcha da ‘Família com Deus pela Liberdade’. Um milhão,
aproximadamente, de cariocas, fluminenses das cidades vizinhas e representações
dos estados mais próximos (...) reuniu-se, um dia após o término da grande
crise nacional, numa das maiores demonstrações populares já vistas no Rio.
(...) grupos mais exaltados e tomados de fúria incendiaram o prédio da UNE, na
Praia do flamengo.” (Revista O Cruzeiro.)
O relato
em questão no enunciado refere-se a uma mobilização popular em apoio
a) aos militares e aos setores de direita, apreensivos com as medidas
populistas do governo.
b) às chamadas Reformas
de Base, medidas preconizadas por Jango no comício da Central do Brasil.
c) à Campanha “Diretas
Já”, em prol das eleições diretas para Presidência da República e não por
Colégio Eleitoral.
d) à anistia política,
ambicionada principalmente por famílias de militantes e intelectuais envolvidos
em protestos contra a ditadura.
4. (PITÁGORAS) Observe a foto a
seguir. Ela ilustra um acontecimento que levou às ruas 300 mil pessoas e ficou
conhecida como “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”.
A “Marcha
da Família com Deus pela Liberdade”, realizada em março de 1964 na cidade de
São Paulo, foi
a) uma demonstração de forças conservadoras de direita contra o que
chamavam de esquerdismo e comunismo do governo João Goulart.
b) uma manifestação de
apoio das famílias de trabalhadores brasileiros ao governo do presidente
Goulart.
c) uma resposta das
massas populares, apoiando as Reformas de Base, após o Comício na Central do
Brasil em 13 de março de 1964.
d) um movimento das
classes trabalhadoras em de repúdio as propostas do atual presidente João
Goulart.
e) as “marchas"
foram organizadas principalmente por setores do clero e por entidades femininas
e trabalhadores Urbanos descontentes com o governo.
5. A Marcha da Família com Deus pela Liberdade
foi realizada em São Paulo, no dia 19 de março de 1964. Possuía o apoio do
Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais, instituição financiada pelos Estados
Unidos. Qual era a causa defendida pelos idealizadores dessa marcha?
a) Concretização dos
projetos de reforma agrária.
b) Redução salarial para
combater a inflação.
c) Reação da sociedade contra a suposta ameaça comunista.
d) A continuidade do
governo de João Goulart.
e) Implantação da
monarquia no Brasil.
6. (Mack-SP/2004) A “Marcha da Família
com Deus pela Liberdade”, em março de 1964, na cidade de São Paulo, foi:
a) uma demonstração de forças conservadoras de direita contra o que
chamavam de esquerdismo e comunismo do governo João Goulart.
b) uma manifestação de
apoio das famílias de trabalhadores brasileiros ao governo do presidente
Goulart.
c) uma resposta das
massas populares, apoiando as Reformas de Base, após o Comício na Central do
Brasil (RJ/março de 1964).
d) uma demonstração de
repúdio das classes trabalhadoras a uma possível intervenção militar, com apoio
norte-americano, ao governo de Goulart.
e) uma manifestação, de
setores conservadores da sociedade brasileira, de revolta contra a tentativa de
se derrubar o governo constitucional.
7. (UDESC 2016/1) - A Marcha da família com Deus pela
liberdade: “Movimento surgido em março de 1964 e que consistiu em uma série de
manifestações, ou "marchas", organizadas principalmente por setores
do clero e por entidades femininas em resposta ao comício realizado no Rio de
Janeiro, em 13 de março de 1964, durante o qual o presidente João Goulart
anunciou seu programa de reformas de base.”
Adap. Disponível em:
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/AConjunturaRadicalizacao/A_marcha_da_familia_co
m_Deus acessado em: 12/08/2015.
Assinale a alternativa correta sobre a Marcha da família com Deus pela
liberdade.
a) Mostrou o protagonismo do movimento feminista e da contracultura, em
especial a Campanha da Mulher pela Democracia (Camde), a União Cívica Feminina
e a Fraterna Amizade Urbana e Rural.
b) Congregou segmentos das classes populares, em especial sem tetos e
operários da indústria, em parceria com a Federação do Centro das Indústrias do
Estado de São Paulo (FIESP).
c) Tinha como meta propagar a ideia de liberdade religiosa e de liberdade
sexual.
d) Contou com a aliança, de setores de esquerda da igreja católica e da
juventude estudantil de classe média, contra o conservadorismo da sociedade
Brasileira.
e) Era favorável à deposição do
presidente eleito João Goulart e teve papel importante no Golpe Militar de
1964.
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