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QUESTÕES SOBRE A MARCHA DA FAMÍLIA COM DEUS PELA LIBERDADE



1. (UNIFOR CE/2014) Veja o trecho dessa notícia, publicada na Folha de São Paulo, em 20 de março de 1964:
“A disposição de São Paulo e dos brasileiros de todos os recantos da pátria para defender a Constituição e os princípios democráticos, dentro do mesmo espírito que ditou a Revolução de 32, originou ontem o maior movimento cívico já observado em nosso Estado: a ‘Marcha da Família com Deus, pela Liberdade’. Com bandas de música, bandeiras de todos os Estados, centenas de faixas e cartazes, numa cidade com ar festivo de feriado, a "Marcha" começou na Praça da República e terminou na Praça da Sé, que viveu um dos seus maiores dias. Meio milhão de homens, mulheres e jovens - sem preconceitos de cor, credo religioso ou posição social - foram mobilizados pelo acontecimento. Com "vivas" à democracia e à Constituição, mas vaiando os que consideram "traidores da pátria", concentraram-se defronte da catedral e nas ruas próximas. Ali, oraram pelos destinos do país. E, através de diversas mensagens, dirigiram palavras de fé no Deus de todas as religiões e de confiança nos homens de boa-vontade. Mas, também de disposição para lutar, em todas as frentes, pelos princípios que já exigiram o sangue dos paulistas para se firmarem.”
Sobre a “Marcha da Família com Deus, pela Liberdade” é CORRETO afirmar que
a) foi uma manifestação pública organizada por vários setores da esquerda brasileira em apoio ao governo do Presidente João Goulart.
b) foi uma demonstração de que parte da classe média conservadora brasileira e do clero estava claramente contrária à ideia de um golpe militar no Brasil.
c) teve como resposta imediata o “Comício das Reformas”, realizado no Rio de Janeiro, organizado pelas centrais sindicais, com a participação de João Goulart.
d) organizada pela União Cívica Feminina e pela Campanha da Mulher pela Democracia, com o apoio de políticos conservadores, serviu de “aval” civil ao golpe militar de 1964.
e) teve dentre os seus principais oradores os governadores do Rio Grande do Sul (Leonel Brizola) e de Pernambuco (Miguel Arraes).


2. (UDESC SC/2008) Organizadas em oposição a João Goulart, as Marchas da Família se transformaram em forte apoio ao governo militar, reunindo uma massa de civis, nas capitais e interior do país.
(REVISTA DE HISTÓRIA DA BIBLIOTECA NACIONAL. Ano 1, n. 8, fev./mar. de 2006. p. 60.)
Relacionando o fragmento acima ao golpe militar no Brasil, é correto afirmar:
a) As torturas e as perseguições políticas são matérias para ficção, pois o Brasil sempre foi um país estável politicamente.
b) Havia receio dos setores mais progressistas do Brasil de que os norte-americanos invadissem o país.
c) O medo, em relação ao comunismo, não existia no meio social, posto que o país, em especial suas elites, sempre foi simpático às ideias comunistas.
d) Por ocasião do golpe houve um movimento civil conservador, inicialmente organizado em oposição ao governo do presidente trabalhista João Goulart, manifestado nas Marchas da Família com Deus pela Liberdade.
e) Não houve exílio de brasileiros, pois a Constituição de 1967 garantia a liberdade de expressão política.


3. (UERN/2014) “O povo carioca atendeu ao chamado dos que pediam sua presença maciça às praças públicas, na marcha da ‘Família com Deus pela Liberdade’. Um milhão, aproximadamente, de cariocas, fluminenses das cidades vizinhas e representações dos estados mais próximos (...) reuniu-se, um dia após o término da grande crise nacional, numa das maiores demonstrações populares já vistas no Rio. (...) grupos mais exaltados e tomados de fúria incendiaram o prédio da UNE, na Praia do flamengo.” (Revista O Cruzeiro.)
O relato em questão no enunciado refere-se a uma mobilização popular em apoio
a) aos militares e aos setores de direita, apreensivos com as medidas populistas do governo.
b) às chamadas Reformas de Base, medidas preconizadas por Jango no comício da Central do Brasil.
c) à Campanha “Diretas Já”, em prol das eleições diretas para Presidência da República e não por Colégio Eleitoral.
d) à anistia política, ambicionada principalmente por famílias de militantes e intelectuais envolvidos em protestos contra a ditadura.


4. (PITÁGORAS) Observe a foto a seguir. Ela ilustra um acontecimento que levou às ruas 300 mil pessoas e ficou conhecida como “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”.

A “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, realizada em março de 1964 na cidade de São Paulo, foi
a) uma demonstração de forças conservadoras de direita contra o que chamavam de esquerdismo e comunismo do governo João Goulart.
b) uma manifestação de apoio das famílias de trabalhadores brasileiros ao governo do presidente Goulart.
c) uma resposta das massas populares, apoiando as Reformas de Base, após o Comício na Central do Brasil em 13 de março de 1964.
d) um movimento das classes trabalhadoras em de repúdio as propostas do atual presidente João Goulart.
e) as “marchas" foram organizadas principalmente por setores do clero e por entidades femininas e trabalhadores Urbanos descontentes com o governo.


5. A Marcha da Família com Deus pela Liberdade foi realizada em São Paulo, no dia 19 de março de 1964. Possuía o apoio do Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais, instituição financiada pelos Estados Unidos. Qual era a causa defendida pelos idealizadores dessa marcha?
a) Concretização dos projetos de reforma agrária.
b) Redução salarial para combater a inflação.
c) Reação da sociedade contra a suposta ameaça comunista.
d) A continuidade do governo de João Goulart.
e) Implantação da monarquia no Brasil.


6. (Mack-SP/2004) A “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, em março de 1964, na cidade de São Paulo, foi:
a) uma demonstração de forças conservadoras de direita contra o que chamavam de esquerdismo e comunismo do governo João Goulart.
b) uma manifestação de apoio das famílias de trabalhadores brasileiros ao governo do presidente Goulart.
c) uma resposta das massas populares, apoiando as Reformas de Base, após o Comício na Central do Brasil (RJ/março de 1964).
d) uma demonstração de repúdio das classes trabalhadoras a uma possível intervenção militar, com apoio norte-americano, ao governo de Goulart.
e) uma manifestação, de setores conservadores da sociedade brasileira, de revolta contra a tentativa de se derrubar o governo constitucional.


7. (UDESC 2016/1) - A Marcha da família com Deus pela liberdade: “Movimento surgido em março de 1964 e que consistiu em uma série de manifestações, ou "marchas", organizadas principalmente por setores do clero e por entidades femininas em resposta ao comício realizado no Rio de Janeiro, em 13 de março de 1964, durante o qual o presidente João Goulart anunciou seu programa de reformas de base.” 
Adap. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/AConjunturaRadicalizacao/A_marcha_da_familia_co m_Deus acessado em: 12/08/2015. 
Assinale a alternativa correta sobre a Marcha da família com Deus pela liberdade. 
a) Mostrou o protagonismo do movimento feminista e da contracultura, em especial a Campanha da Mulher pela Democracia (Camde), a União Cívica Feminina e a Fraterna Amizade Urbana e Rural. 
b) Congregou segmentos das classes populares, em especial sem tetos e operários da indústria, em parceria com a Federação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). 
c) Tinha como meta propagar a ideia de liberdade religiosa e de liberdade sexual. 
d) Contou com a aliança, de setores de esquerda da igreja católica e da juventude estudantil de classe média, contra o conservadorismo da sociedade Brasileira. 
e) Era favorável à deposição do presidente eleito João Goulart e teve papel importante no Golpe Militar de 1964.


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