Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A BALAIADA



1. (Uff) O Período Regencial, compreendido entre 1831 e 1840, foi marcado por grande instabilidade, causada pela disputa entre os grupos políticos para o controle do Império e também por inúmeras revoltas, que assumiram características bem distintas entre si. Em 1838, eclodiu, no Maranhão, a Balaiada, somente derrotada três anos depois.
Pode-se dizer que esse movimento:
a) contou com a participação de segmentos sertanejos - vaqueiros, pequenos proprietários e artesãos - opondo-se aos bem-te-vis, em luta com os negros escravos rebelados, que buscavam nos cabanos apoio aos seus anseios de liberdade.
b) foi de revolta das classes populares contra os proprietários. Opôs os balaios (sertanejos) aos grandes senhores de terras em aliança com escravos e negociantes.
c) foi, inicialmente, o resultado das lutas internas da Província, opondo cabanos (conservadores) a bem-te-vis (liberais), aprofundadas pela luta dos segmentos sertanejos liderados por Manuel Francisco dos Anjos, e pela insurreição de escravos, sob a liderança do Negro Cosme, dando características populares ao movimento.
d) lutou pela extinção da escravidão no Maranhão, pela instituição da República e pelo controle dos sertanejos sobre o comércio da carne verde e da farinha - então monopólio dos bem-te-vis -, sendo o seu caráter multiclassista a razão fundamental de sua fragilidade.
e) sofreu a repressão empreendida pelo futuro Duque de Caxias, que não distinguiu os diversos segmentos envolvidos na Balaiada, ampliando a anistia decretada pelo governo imperial, em 1840, aos balaios e aos negros de Cosme, demonstrando a vontade do Império de reintegrar, na vida da província, todos os que haviam participado do movimento.


2. (FCC) A Balaiada foi uma revolta que ocorreu na província do Maranhão, no período regencial (1831-1840). Ela estava inserida no contexto histórico de grande efervescência política nas províncias do Brasil. Identifique as afirmações que estejam associadas corretamente ao contexto socioeconômico e político na qual emergiu essa revolta.
I. Como outras revoltas do período, a Balaiada limitou-se a uma disputa política entre membros das elites locais, de um lado os conservadores e do outro os liberais.
II. As divergências políticas entre líderes e à falta de unidade entre os rebeldes acarretaram o declínio do movimento, facilitando sua derrota pelas tropas do governo.
III. Os líderes populares da revolta eram liberais e tinham como objetivos principais a proclamação de uma República democrática e a distribuição igualitária da terra.
IV. A revolta aglutinou imensa massa de excluídos, que acabou atemorizando os grandes proprietários e mobilizando as autoridades regenciais contra os insurrectos.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.


3. (SEDUC) “A Balaiada teve suas causas nos desmandos dos prefeitos e nas arbitrariedades dos homens do governo, que, para satisfazer os caprichos partidários, sacrificavam os interesses do povo. Ela irrompeu no Maranhão e dentro em pouco se propagou pelo Piauí”.
                                 (NUNES, Odilon. O Piauí na História. Teresina: COMEPI, 1975, p. 71).
Com referência às Revoltas Regenciais e à Balaiada no Piauí, analise as assertivas a seguir:
I – Movimento que eclodiu em sucessivos e ininterruptos motins, provocados por bandos armados, a Balaiada assemelhou-se a revoltas regenciais tais como a Cabanagem (PA), Farroupilha (RS), Praieira (PE) e Sabinada (BA).
II – Investindo contra fazendas e propriedades particulares em geral, o movimento Balaio também ganhou caráter de vingança contra integrantes das elites locais.
III – Entre as causas que colaboraram para a eclosão e adesão ao movimento figura o recrutamento militar compulsório, utilizado muitas vezes pelos governos como instrumento político e mecanismo de perseguição.
IV – No Piauí, o fazendeiro e político campo-maiorense Lívio Lopes Castelo Branco e Silva aderiu ao movimento com vistas a dar fim ao governo do Barão da Parnaíba, Manoel de Sousa Martins.
a) Todas as assertivas são corretas.
b) Apenas três assertivas são corretas.
c) Apenas duas assertivas são corretas.
d) Apenas uma assertiva é correta.
e)  Todas as assertivas apresentam erro.


4. (FGV) Durante o período regencial (1831-1840) ocorreram revoltas nas províncias do norte – Maranhão e Pará – e nas do sul – Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
As alternativas a seguir relacionam as causas da Balaiada, revolta que eclodiu no Maranhão em 1838, à exceção de uma. Assinale-a.
a) A disputa política entre grupos da elite provincial, opondo bem-te-vis (liberais) e cabanos (conservadores).
b) A luta por melhores condições de vida dos sertanejos, liderada pelo artesão Manoel Balaio.
c) A insurreição dos escravos, conduzida pelo temido quilombola Negro Cosme.
d) O apoio dos liberais à radicalização popular da revolta, defendendo a abolição da escravidão.
e) O descontentamento dos exportadores de algodão com as limitações impostas pela Corte à venda direta do algodão para a Europa.


5. Uma das causas da balaiada foi:
a) a inexistência de terras agricultáveis disponíveis nos sertões maranhenses.
b) a impopularidade da regência de Araújo Lima.
c) a influência dos revoltosos da Cabanagem.
d) a reação das precárias condições de vida das massas rurais.
e) a melhoria de vida da população com advento da independência.



GABARITO



Postar um comentário

0 Comentários