1. (Faap) A Lei Eusébio de Queirós visava, a partir de 1850:
a) extinguir o casamento
religioso.
b) implantar o divórcio em
substituição ao desquite.
c) regularizar a prática do
aborto.
d) permitir legalmente a
eutanásia.
e) extinguir o tráfico negreiro.
2.
(Fatec) Em 4 de setembro de 1850,
foi sancionada no Brasil a Lei Eusébio de Queirós (ministro da Justiça), que
abolia o tráfico negreiro em nosso país. Em decorrência dessa lei, o governo
imperial brasileiro aprovou outra, "a Lei de Terras".
Dentre as alternativas a seguir, assinale a
correta.
a) A Lei de Terras
facilitava a ocupação de propriedades pelos imigrantes que passaram a chegar ao
Brasil.
b) A Lei de Terras
dificultou a posse das terras pelos imigrantes, mas facilitou aos negros
libertos o acesso a elas.
c) O governo imperial,
temendo o controle das terras pelos coronéis, inspirou-se no "Act
Homesteade" americano, para realizar uma distribuição de terras aos
camponeses mais pobres.
d) A Lei de Terras visava a aumentar o valor das terras e obrigar os
imigrantes a vender sua força de trabalho para os cafeicultores.
e) O objetivo do governo
imperial, com esta lei, era proteger e regularizar a situação das dezenas de
quilombos que existiam no Brasil.
3.
(Fuvest) O Bill Aberdeem, aprovado
pelo Parlamento inglês em 1845, foi:
a) uma lei que abolia a
escravidão nas colônias inglesas do Caribe e da África.
b) uma lei que autorizava a marinha inglesa a apresar navios negreiros em
qualquer parte do oceano.
c) um tratado pelo qual o
governo brasileiro privilegiava a importação de mercadorias britânicas.
d) uma imposição legal de
libertação dos recém-nascidos, filhos de mãe escrava.
e) uma proibição de importação
de produtos brasileiros para que não concorressem com os das colônias
antilhanas.
4.
(FURG/RS) Em ordem cronológica, as
leis que gradualmente extinguiram a escravidão no Brasil foram:
a) Ventre Livre, Áurea, Sexagenários,
Eusébio de Queiroz.
b) Sexagenários, Eusébio de
Queiroz, Áurea, Ventre Livre.
c) Eusébio de Queiroz, Ventre Livre, Sexagenários, Áurea.
d) Ventre Livre, Eusébio de
Queiroz, Sexagenários, Áurea.
e) Áurea, Eusébio de
Queiroz, Ventre Livre, Sexagenários.
5. (UFRGS) Leia o texto:
"Rio Branco defendia seu projeto, argumentando que oferecia a mais
razoável e moderada de todas as soluções. Visava a restabelecer a tranquilidade
pública e a prosperidade ameaçada, e, sobretudo, a restaurar a confiança dos
proprietários que não podiam continuar na incerteza que viviam, aterrorizados
pelo espectro da abolição. A resistência à mudança, argumentava ele, teria o
efeito de instigar o descontentamento público, a tal ponto que uma medida
conciliatória e moderada já não seria mais aceitável. O projeto oferecia
grandes vantagens aos proprietários: condenava a escravidão a desaparecer a
longo prazo, sem abalo para a economia, dando aos proprietários bastante tempo
para se acomodarem sem dificuldades à nova situação. E o que era ainda mais
importante: respeitava o direito de propriedade."
(Adaptado de: COSTA, Emília Viotti da. A
abolição. São Paulo: Global, 1982.)
No século XIX, no Império do Brasil, foram
debatidos e aprovados muitos projetos relacionados à questão da escravidão. A
qual medida o texto acima se refere?
a) À Lei do Ventre Livre.
b) Ao Bill Aberdeen.
c) À Lei dos Sexagenários.
d) À Lei Eusébio de Queiroz.
e) À Lei Áurea.
6. (UFMT) Em relação à extinção do tráfico negreiro,
aprovada pelo Império Brasileiro em 1850, assinale a(s) alternativa(s)
correta(s):
a) O fim do tráfico não
comprometeu o sistema compulsório de mão-de-obra porque a taxa positiva de
crescimento vegetativo da população escrava satisfez, em grande parte, a
demanda.
b) A utilização da
mão-de-obra livre nacional e a aquisição de escravos do Centro-Oeste decadente
foram as soluções adotadas pela política imperial para a falta de braços na
lavoura cafeeira.
c) A Lei de Terras, aprovada em 1850, determinou que as terras públicas
passassem a ser vendidas e foi um mecanismo para dificultar o acesso à
propriedade de terras por parte dos futuros imigrantes.
d) A reorientação de
capitais antes utilizados na importação de escravos dinamizou a economia
brasileira, dando origem a bancos, indústrias e empresas de navegação.
7.
(UNISC) Associe corretamente as
leis àquilo que elas determinavam.
( 1 ) Lei Eusébio
de Queirós (1850)
( 2 ) Lei Rio
Branco (1871)
( 3 ) Lei
Saraiva-Cotegipe (1885)
( 4 ) Lei Áurea (1888)
(__) Declarava
livres os filhos de escravos nascidos daquela data em diante.
(__) Declarava
livres todos os escravos ainda existentes no País.
(__) Declarava
livres escravos com mais de 65 anos.
(__) Proibia
definitivamente o tráfico de escravos para o Brasil.
(__) Favorecia
mais os proprietários, porque não precisavam alimentar escravos velhos.
(__) O
proprietário ainda podia usar o trabalho do filho da escrava até este chegar
aos 21 anos.
(__) Apesar de extinguir totalmente a escravidão,
não criou medidas para integrar os ex-escravos ao mercado de trabalho.
A sequência correta de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo, é
a) 2 - 4 - 3 - 1 - 3 - 2 -
1.
b) 2 - 4 - 3 - 1 - 3 - 2 - 4.
c) 4 - 2 - 3 - 1 - 3 - 4 -
2.
d) 1 - 4 - 3 - 2 - 3 - 1 -
4.
e) 2 - 3 - 4 - 1 - 3 - 2 -
1.
8. (UFPE) Sobre o movimento do republicanismo e do
abolicionismo, indique a alternativa correta.
a) A Abolição da Escravatura
e o republicanismo no Brasil foram movimentos que caminharam associados, pois
estiveram inspirados no Positivismo.
b) O movimento republicano
no Brasil, na década de 1870, esteve dissociado da luta abolicionista, porque
republicanos e abolicionistas pertenciam a classes sociais divergentes.
c) O movimento abolicionista
e o movimento republicano não caminharam associados, pois o primeiro tinha
grande apoio do monarca, a ponto de a Lei Áurea ter sido assinada pela Princesa
Isabel.
d) O movimento republicano só ganhou força após a abolição, pois
significativas parcelas da classe dominante republicana eram proprietárias de
escravos e não apoiavam a luta abolicionista.
e) O movimento republicano
deu um grande impulso ao movimento abolicionista, como já havia ocorrido em
outros países da América do Sul, em que a República acarretou o fim da
escravidão.
9. (UFMG) Leia este trecho de documento: Pela presente, por um de nós escrita e por
ambos assinada, declaramos que, desejando comemorar por um ato digno da
Religião de Cristo, o redentor, e de humanidade, o aniversário que hoje
celebramos, e atendendo aos serviços que já tem nos prestado o pardo Sabino,
nosso escravo, temos de comum acordo e de muita nossa livre e espontânea
vontade, resolvido conferir ao mesmo, como conferimos, a sua liberdade, podendo
conduzir-se como se de ventre livre fosse nascido: com a cláusula porém de
continuar a servir-nos, ou a pessoa por qualquer de nós designada, ainda por
espaço de cinco anos a partir desta data.
(Registro de uma carta de liberdade
conferida, em 1866, pelo Dr. Agostinho Marques Perdigão Malheiro e sua mulher
ao pardo Sabino. Citado por CHALHOUB, Sidney. "Visões da liberdade". São
Paulo: Companhia das Letras, 1990. p.140.)
Com relação à conjuntura histórica em que foi
abolida a escravidão e com base nas informações contidas nesse trecho, é
CORRETO afirmar que
a) a extinção da escravidão
se deu de forma abrupta, sendo que as elites abolicionistas optaram por uma
estratégia radical de enfrentamento com a Coroa, o que causou grandes traumas
sociais.
b) as soluções encontradas
para o problema da escravidão não escaparam ao controle político da Igreja
Católica, que acabou impondo aos fiéis da elite uma teoria particular do
abolicionismo.
c) o debate sobre a abolição trouxe à tona as ambiguidades das atitudes
políticas de uma parte da elite brasileira, que julgava o ato de emancipação
uma benesse, pela qual o ex-escravo deveria pagar.
d) os problemas ligados à
escravidão se atenuaram ao longo do século XIX, quando o crescimento das
revoltas escravas suprimiu conflitos entre os negros e as elites rurais.
10. (UFC) Em sua obra "O Abolicionismo",
Joaquim Nabuco afirma: "Para nós a raça negra é um elemento de
considerável importância nacional, estreitamente ligada por infinitas relações
orgânicas à nossa constituição, parte integrante do povo brasileiro. Por outro
lado, a emancipação não significa tão somente o termo da injustiça de que o
escravo é mártir, mas também a eliminação simultânea dos dois tipos contrários,
e no fundo os mesmos: o escravo e o senhor."
(NABUCO, Joaquim. "O
Abolicionismo." Edição fac-similar. Recife. Fundação Joaquim Nabuco. Ed.
Massangana. 1988. p. 20)
Em relação à condição do negro na sociedade
brasileira, é correto afirmar que:
a) a abolição representou
uma perda total da mão-de-obra pelos antigos senhores.
b) o fim da escravidão possibilitou
ao negro liberto a integração no mercado de trabalho e o livre acesso à
terra.
c) as Sociedades
Libertadoras tinham como objetivo principal promover a integração do ex-escravo
na sociedade, garantindo-lhe os direitos de cidadania.
d) a diferença entre o
processo abolicionista ocorrido nos Estados Unidos da América e o ocorrido no
Brasil foi a ausência de preconceito racial em nosso país.
e) o negro livre permaneceu à margem do universo cultural estabelecido por
uma sociedade regida pelo branco e continuou sujeito ao preconceito e a novos
mecanismos de controle social.
11.
(PUCRS) Responder à questão com
base nas afirmativas abaixo, sobre o movimento abolicionista no Brasil, na
segunda metade do século XIX.
I. A campanha abolicionista
reforçava-se pela pressão antiescravista internacional e pelo fato de o Brasil
ser o último país independente a manter a escravidão após 1865.
II. O movimento abolicionista
tinha a participação de setores agrários não-vinculados à escravidão e das
camadas médias urbanas: intelectuais, profissionais liberais e estudantes
universitários.
III. Importantes setores do abolicionismo viam a
necessidade de serem criados meios de integração dos negros à sociedade na
condição de trabalhadores assalariados após a abolição.
Pela análise das afirmativas, conclui-se
que
a) apenas a I está
correta.
b) apenas a III está
correta.
c) apenas a I e a II estão
corretas.
d) apenas a II e a III estão
corretas.
e) a I, a II e a III estão corretas.
12.
(UFPR) "A introdução de
novos africanos no Brasil não aumenta a nossa população e só serve de obstar a
nossa indústria. Apesar de entrarem no Brasil perto de quarenta mil escravos
anualmente, o aumento desta classe é nulo, ou de muito pouca monta: quase tudo
morre ou de miséria ou de desesperação, e todavia custaram imensos cabedais.
[...] Os senhores que possuem escravos vivem, em grandíssima parte, na inércia,
pois não se veem, precisados pela fome ou pobreza, a aperfeiçoar sua indústria ou
melhorar sua lavoura. [...] Ainda quando os estrangeiros pobres venham
estabelecer-se no país, em pouco tempo deixam de trabalhar na terra com seus
próprios braços e, logo que podem ter dois ou três escravos, entregam-se à
vadiação e desleixo."
(ANDRADA
E SILVA, José Bonifácio de. Representação à Assembleia Geral Constituinte e
Legislativa do Império do Brasil sobre a Escravatura, de 1823. In: DOLHNIKOF,
Miriam. "José Bonifácio de Andrada e Silva: Projetos para o Brasil". São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p.
56-57.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o
abolicionismo no Brasil, é correto afirmar que nas duas primeiras décadas do
século XIX:
a) o movimento abolicionista
consolidava uma articulação de partidos políticos em prol da libertação dos
africanos e da sua inserção na sociedade brasileira como trabalhadores livres
para a agricultura e para a indústria.
b) as elites dirigentes
estavam plenamente convencidas da necessidade da abolição do tráfico negreiro
para defender o sistema escravista das pressões empreendidas pelo movimento
humanitário internacional.
c) alguns setores sociais
pretendiam promover o progresso econômico do Brasil com base na indústria e
viam os negros como obstáculo a esse desenvolvimento, na medida em que eles não
tinham qualquer aptidão para o trabalho naquele setor.
d) alguns integrantes da elite dominante passaram a compreender a
escravidão como um problema que dificultava o progresso nacional, já que a sua
manutenção desestimulava novos empreendimentos econômicos.
e) as elites dirigentes do
Brasil estavam convencidas de que a abolição da escravidão ocorreria mais cedo
ou mais tarde e era necessário, portanto, substituir o escravo pelo trabalhador
livre.
13.
(PUCPR) "O espelho da
historiografia reflete imagens côncavas e convexas. A imagem real em frente do
espelho, porém, parece revelar uma nação rude, dividida, de espírito escravista
e anti-legalista, que relutou ao máximo antes de alterar sua ordem econômica e
social baseada na exploração do trabalho escravo. Uma nação que, às 3h15 de uma
tarde ensolarada de domingo, 13 de maio de 1888, não apenas não se livraria de
seu passado conturbado como, ainda hoje, parece incapaz de lidar com ele."
(Bueno, Eduardo. "Brasil: uma
História".1. edi., São Paulo, Ática, 2005, p. 218.)
Sobre a abolição da escravidão:
I - Para historiadores com
tendências monarquistas, a princesa Isabel foi a heroína que teve a coragem de
abolir a escravidão, o que lhe causou a perda do trono.
II - A radical e
intensa pressão da Igreja durante quase todo o segundo reinado, foi uma das
mais importantes forças a favor da libertação dos escravos.
III - A Lei Rio
Branco, também conhecida como "Lei dos Sexagenários", que libertava
escravos maiores de 60 anos, na verdade beneficiava os proprietários,
permitindo que se livrassem de escravos com idade avançada.
IV - Por meio do Fundo de Emancipação, foram
pagas indenizações apenas aos cafeicultores, após uma manobra política bem
executada por deputados que representavam os proprietários de terras do oeste
paulista.
É correta ou são corretas:
a) apenas I.
b) I e III.
c) I e IV.
d) apenas III.
e) III e IV.
14. (FGV) Leia as afirmativas acerca da economia
brasileira do século XIX.
I. A expansão da malha
ferroviária, na segunda metade do século, tem relação direta com o forte
desenvolvimento da economia açucareira.
II. O fim do tráfico
negreiro, em 1850, trouxe como decorrência a liberação de capitais para outras
atividades econômicas.
III. A Tarifa
Alves Branco (1844), criada para aumentar as receitas do governo imperial,
revelou-se uma medida protecionista.
IV. Em função da Lei de
Terras (1850), ampliou-se o acesso à terra por parte de imigrantes e ocorreu a
expansão da pequena e média propriedade.
V. A Lei do Ventre Livre (1871) e a Lei dos
Sexagenários (1885) faziam parte de um projeto de abolição gradual da
escravidão.
São corretas as afirmativas
a) I e II, apenas.
b) II, III e IV,
apenas.
c) II, III e V, apenas.
d) II, III, IV e V,
apenas.
e) I, II, III, IV e V.
15. Leia as afirmações abaixo e selecione a
alternativa INCORRETA:
a) A Abolição da Escravatura
no Brasil não veio acompanhada de nenhuma política que possibilitasse o
desenvolvimento econômico dos negros libertos.
b) A Lei Saraiva, de 1881,
fez parte de uma reação conservadora que, prevendo o decreto da Abolição, criou
mecanismos para impedir o voto dos analfabetos.
c) A Lei do Ventre Livre determinava que todo filho de escravo nascido
após 1871 deveria ser liberto imediatamente sem nenhum tipo de indenização.
d) A Lei Saraiva-Cotegipe,
também conhecida como Lei dos Sexagenários, libertava os escravos com mais de
60 anos de idade após três anos de serviço.
e) A Lei Áurea foi realizada
como forma de as elites barrarem o avanço do debate sobre a reforma agrária.
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