Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A CONSTITUIÇÃO DE 1937



1. (Enem) O autor da constituição de 1937, Francisco Campos, afirma no seu livro, O Estado Nacional, que o eleitor seria apático; a democracia de partidos conduziria à desordem; a independência do Poder Judiciário acabaria em injustiça e ineficiência; e que apenas o Poder Executivo, centralizado em Getúlio Vargas, seria capaz de dar racionalidade imparcial ao Estado, pois Vargas teria providencial intuição do bem e da verdade, além de ser um gênio político.
CAMPOS, F. O Estado nacional. Rio de Janeiro: José Olympio, 1940 (adaptado).
Segundo as ideias de Francisco Campos,
a) os eleitores, políticos e juízes seriam mal-intencionados.
b) o governo Vargas seria um mal necessário, mas transitório.
c) Vargas seria o homem adequado para implantar a democracia de partidos.
d) a Constituição de 1937 seria a preparação para uma futura democracia liberal.
e) Vargas seria o homem capaz de exercer o poder de modo inteligente e correto.


2. (UNIR/RO) A Constituição de 1937 estabeleceu que: "O ensino pré-vocacional profissional destinado às classes menos favorecidas é em matéria de educação o primeiro dever de Estado. Cumpre-lhe dar execução a esse dever, fundando institutos de ensino profissional e subsidiando os de iniciativa dos Estados, dos Municípios e dos indivíduos ou associações particulares e profissionais".
 (CAMPANHOLE, Adriano & CAMPANHOLE, Hilton Lobo. Constituições do Brasil. São Paulo: Atlas, 1981).
A partir do conhecimento e da análise do texto da Constituição, é possível afirmar que a política educacional do Estado Novo:
a) reconhece o direito universal ao acesso à educação e a prática democrática de fornecer a todos os cidadãos uma formação baseada nos princípios da igualdade social.
b) pode ser considerada democrática, uma vez que as decisões relacionadas à educação escolar resultavam da ampla discussão que o governo fazia com educadores.
c) previa a criação de um sistema educacional público, igualitário e permanente para os cidadãos brasileiros independente de sua condição na estrutura social.
d) deu um salto qualitativo ao determinar que o Estado tinha o dever de garantir o direito à educação pública de qualidade a todas as crianças, jovens e adultos do país.
e) institucionalizou uma visão preconceituosa que reforçava as diferenças entre trabalho intelectual e manual, separação que marcou as relações sociais desde a época da escravidão.


3. A Constituição brasileira de 1937, estabelecida pelo Estado Novo, presidido por Getúlio Vargas, pode ser classificada de acordo com a Teoria da Constituição em:
a) popular quanto ao conteúdo.
b) flexível quanto à estabilidade.
c) não escrita quanto à forma.
d) histórica quanto ao modo de elaboração.
e) outorgada quanto à origem.


4. A Constituição Federal de 1937 consolidou o Estado Novo varguista, que conservou uma estrutura de poder autoritária até o seu último ano, em 1945. Essa Constituição ficou conhecida, à época, como “polaca”, pois:
a) legalizava a prostituição no Brasil (as prostitutas eram conhecidas como “polacas” nessa época).
b) levava em conta a política de imigração polonesa para o Brasil.
c) incluía em seus artigos a criação de um Estado Polonês no território do Rio Grande do Sul.
d) assemelhava-se à Constituição Polonesa de 1935, que continha um viés autoritário.
e) impedia que poloneses católicos pudessem instalar-se no Brasil.


5. (UFPE) Viver a democracia era o desejo de muitos grupos políticos existentes no Brasil dos anos 1930. No entanto, o governo de Getúlio Vargas seguia outros caminhos, enfrentando as oposições. Com a Constituição de 1937, Getúlio Vargas:
a) centralizou mais ainda o poder político, firmando o autoritarismo.
b) procurou modernizar a sociedade, multiplicando os partidos políticos.
c) refez a legislação sindical, garantindo as reivindicações operárias.
d) fortaleceu normas liberais, sem, contudo, deixar seu poder de centralizador.
e) trouxe ideias sociais mais avançadas, imitando modelos europeus.


6. Ao contrário da grande maioria das constituições democráticas modernas, a Constituição de 1937 não foi elaborada por uma constituinte, isto é, por uma agremiação de parlamentares, mas foi escrita por uma só pessoa e aprovada pelo presidente Getúlio Vargas. Quem foi o redator dessa Constituição?
a) Gustavo Capanema.
b) Felinto Müller.
c) Francisco Campos.
d) Plínio Salgado.
e) Pontes de Miranda.


7. Ufv Em 1937, com a instauração do Estado Novo por Getúlio Vargas, o Brasil passou a viver sob uma nova Constituição, que ficou conhecida como "Polaca", em virtude de sua clara inspiração na Constituição da Polônia. Essa Constituição deu ao presidente Getúlio Vargas os poderes para a organização política, econômica e administrativa do Estado Novo.
Dentre as alternativas a seguir assinale a que apresenta uma característica da Constituição de 1937:
a) Instauração do direito de greve e de locaute.
b) Instauração do direito de livre associação em sindicatos oficialmente reconhecidos.
c) Descentralização administrativa.
d) Internacionalização da economia.
e) Instauração de princípios democráticos e de livre associação política.


8. A Constituição de 1937 está relacionada ao:
a) Período de redemocratização do país, implantado por Getúlio Vargas, que se estendeu até 1954.
b) Período de redemocratização do país, implantado por Getúlio Vargas, que se estendeu até 1945, o chamado Estado Novo.
c) Período ditatorial do Ciclo Vargas.
d) Ciclo de implantação do ideário Tenentista.
e) Retorno das oligarquias cafeeiras ao poder.


9. A Carta outorgada em 10 de novembro de 1937 é exemplo de texto constitucional colocado a serviço do detentor do poder, para seu uso pessoal. É a máscara do poder. É uma Constituição que perde normatividade, salvo nas passagens em que confere atribuições ao titular do poder. Numerosos preceitos da Carta de 1937 permaneceram no domínio do puro nominalismo, sem qualquer aplicação e efetividade no mundo das normas jurídicas.
Raul Machado Horta. Direito constitucional. 2.a ed. Belo Horizonte: Del Rey, 1999, p. 54-5 (com adaptações).
Considerando a classificação ontológica das constituições, assinale a opção que apresenta a categoria que se aplica à Constituição de 1937, conforme a descrição:
a) constituição semântica.
b) constituição dogmática.
c) constituição formal. 
d) constituição outorgada.
e) constituição ortodoxa.


10. Durante o ano de 2017, duas Constituições brasileiras estão "aniversariando”: a “Polaca”, como foi chamada a Constituição de 1937, e a Carta de 1967. Entre elas, há muitas semelhanças, tais como
a) o fato de serem decretadas por presidentes eleitos para estabelecer regimes autoritários capazes de manter a paz política e social e a segurança em momentos de polarização política.
b) ambas ampliaram o Poder Executivo em detrimento do Legislativo e do Judiciário, enfraqueceram a autonomia dos Estados e criaram mecanismos para controlar os meios de comunicação.
c) ambas criaram dispositivos legais para o funcionamento do pluripartidarismo e para a participação equilibrada dos poderes republicanos.
d) a incorporação de Atos Institucionais autoritários que reforçavam o poder Legislativo para garantir a paz interna e a independência do país através de ampla atividade legislativa.



GABARITO









Postar um comentário

0 Comentários