Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

AS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Diferentes projeções cartográficas foram desenvolvidas para permitir a representação da esfericidade terrestre num plano (mapas e cartas), cada uma priorizando determinado aspecto da representação (dimensão, forma, etc.).
É importante ressaltar que não existe uma projeção cartográfica livre de deformações, devido à impossibilidade de se representar uma superfície esférica em uma superfície plana sem que ocorram extensões e/ou contrações.
As projeções cartográficas são classificadas, principalmente, quanto à superfície de projeção, quanto à posição da superfície de projeção e às propriedades.

CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO TIPO DE SUPERFÍCIE DE PROJEÇÃO
Plana ou Azimutal – quando a superfície é plana.
Cilíndrica quando a superfície é um cilindro.
Cônica – quando a superfície é um cone.

CLASSIFICAÇÃO QUANTO À POSIÇÃO DA SUPERFÍCIE DE PROJEÇÃO
Equatorial – quando o centro da superfície ocorre no Equador.
Polar – quando o centro da projeção ocorre em um dos polos.
Oblíqua – quando ocorre em qualquer posição, exceto no Equador ou nos polos.
Transversa – quando o eixo da superfície de projeção se encontra perpendicular ao eixo de rotação da Terra.

CLASSIFICAÇÃO QUANTO ÀS PROPRIEDADES
Equivalente – não altera as áreas, conservando, assim, uma relação constante com a sua correspondência na superfície terrestre.
Conforme – não há deformação dos ângulos em torno de quaisquer pontos.
Equidistante os comprimentos são representados em escala uniforme.

PRINCIPAIS TIPOS DE PROJEÇÃO
Projeção de Mercator: É uma projeção cilíndrica conforme, pois mantém as formas dos continentes. O espaço entre os paralelos aumenta com a latitude, ocorrendo deformação na direção norte-sul. Como consequência, a escala aumenta também com a latitude, tornando-se indefinida nos polos, o que impede a sua representação.
Projeção de Peters: É uma projeção cilíndrica e afilática. As retas perpendiculares aos paralelos e as linhas meridianas têm intervalos menores, o que resulta numa reprodução fiel das áreas dos continentes à custa de uma maior deformação do formato deles.
Projeção Cônica: Representam melhor as médias latitudes. A superfície terrestre é representada em um cone envolvendo o globo terrestre. Os paralelos formam arcos e os meridianos são linhas retas que convergem para os polos. As deformações ocorrem conforme se afastam do paralelo padrão (paralelo de contato com o cone).
Projeção Azimutal: Também chamada de Projeção Plana, é um tipo de projeção comumente usada para representar áreas polares. Pode ser de três tipos: Polar, Equatorial e Oblíqua (chamada também de horizontal). Na projeção Azimutal Polar, os paralelos são representados como círculos concêntricos e os meridianos, como linhas radicais que convergem em direção ao polo representado.
Projeção de Mollweide: Também chamada de projeção Aitoff – constitui uma projeção em que os paralelos são representados por linhas retas e os meridianos por linhas curvas. A Terra ganha uma projeção elíptica com uma exata proporção com a área real da esfera terrestre, tendo os polos mais achatados e as zonas centrais mais exatas.
Projeção de Goode: É uma projeção descontínua, pois tenta eliminar várias áreas oceânicas. Goode coloca os meridianos centrais da projeção correspondendo aos meridianos quase centrais dos continentes para lograr maior exatidão.
Projeção de Robinson: É uma projeção cilíndrica afilática. Sua elaboração ocorre como se envolvesse o globo terrestre em torno de um cilindro. Nela, os meridianos são representados em linhas curvas ou elipse, enquanto os paralelos permanecem em linhas retas.
Projeção Cilíndrica de Holzel: Trata-se de uma projeção equivalente.  Seu contorno elipsoidal faz referência à forma aproximada da Terra, que tem um ligeiro achatamento nos polos.
Elaborado com base em: IBGE

Postar um comentário

0 Comentários