Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE INDÚSTRIAS - EUROPA



1. (UFU-MG) A Itália é marcada pela disparidade de desenvolvimento econômico e social entre suas porções Norte e Sul. A principal área de concentração industrial italiana, responsável por grande parte da produção industrial do país, é o Vale do Pó, no Norte, uma extensa planície cortada de oeste para leste pelo rio Pó.
Com relação ao processo de industrialização da Itália, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A rapidez da industrialização italiana deu-se através da participação direta e efetiva do Estado, que facilitou o processo por meio de medidas de estímulo fiscal e da criação de infraestrutura.
b) Os mais importantes polos urbano-industriais da Itália, como Milão, Turim e Gênova, destacam-se pela produção diversificada como os setores siderúrgico, químico, petroquímico, automobilístico e outros.
c) No período pós-guerra, o acelerado desenvolvimento industrial italiano ocorreu devido à existência de abundantes recursos naturais presentes em todo seu território.
d) A entrada maciça de capitais estrangeiros, na forma de investimentos diretos e indiretos, e a de divisas, geradas pelo turismo, são fatores que contribuíram para o desenvolvimento industrial italiano.


2. (Mackenzie-SP) Há um tempo circula uma anedota entre muitos economistas segundo a qual “a Grã-Bretanha é um país em vias de subdesenvolvimento” [...]
Sene e Moreira, Geografia.
Essa frase, visivelmente exagerada, foi motivada EXCETO:
a) pelo fato do Reino Unido, apesar de continuar sendo uma potência, não ter mais o poder econômico e político que teve até o início deste século.
b) pela dificuldade do país em acompanhar os avanços tecnológicos e ganhos de produtividade conseguidos pelas outras potências, como os EUA, a Alemanha e o Japão.
c) pela imigração de populações de suas antigas colônias, que criaram bolsões de pobreza e de violência urbana, em várias regiões do país.
d) pela desindustrialização e desemprego das regiões de industrialização antiga, como Liverpool, que apresenta hoje um dos mais altos índices de pobreza da Europa.
e) pela excessiva participação estatal na economia e pelo assistencialismo do Estado, maior empregador do país, gerando grandes déficits nas contas públicas.


3. (UFPE) As afirmativas a seguir referem-se a determinados aspectos geográficos da Europa. Uma dessas afirmativas, contudo, NÃO corresponde à realidade.
Assinale-a.
a) Na década de 80, a Europa Ocidental foi marcada pela perda da capacidade competitiva industrial dos países, em relação à tecnologia japonesa e à norte-americana, sobretudo nos setores de telecomunicações e informática.
b) Com a queda do Muro de Berlim, a Alemanha passou por um processo de vertiginosa queda da produção industrial, o que implicou um avanço considerável das atividades econômicas desenvolvidas no setor primário.
c) Desde o início da Revolução Industrial, alguns países europeus tomaram a dianteira no processo de industrialização, permitindo, assim, maior acúmulo de riquezas e desenvolvimento econômico.
d) A industrialização ocorreu de forma diferente nos países do leste e do oeste da Europa. Nos países do Leste Europeu, o setor industrial ficou praticamente restrito às indústrias de base, alimentícias e têxteis.
e) As atividades agrícolas desenvolvidas em países como a Noruega, Suécia e Finlândia sofrem grandes restrições em decorrência das limitações impostas pelas condições climáticas, nas áreas de altas latitudes.


4. (PUC-PR) Sobre a Europa Ocidental, é CORRETO afirmar:
a) Sofre uma crise demográfica, decorrente do aumento da oferta de empregos, que não é acompanhado de aumento equivalente do número de europeus adultos.
b) Vive uma crise social, decorrente da prosperidade das comunidades imigrantes, cujos membros ocupam os melhores empregos e salários, impedindo o acesso dos cidadãos europeus ao trabalho.
c) Se, num passado recente, os imigrantes, pouco exigentes, serviram para cobrir o déficit de mão de obra para serviços menos qualificados, hoje, com a crise econômica local, o aumento do desemprego tem levado os europeus a se sentirem prejudicados com a presença desses trabalhadores.
d) Ocorre um intenso processo de desindustrialização, ou seja, a migração de trabalhadores do setor secundário para o setor terciário, e neste setor a oferta é pequena.
e) A crise econômica que a região vem sofrendo decorre da automação de determinados setores da atividade produtiva, como a agropecuária, que têm liberado o trabalhador, aumentando desta forma o número de desempregados.


5. (Cesgranrio-RJ) Sobre a economia da Itália, pode-se afirmar que:
I. o norte do país, sobretudo no triângulo Gênova, Turim, Milão, é a área mais dinâmica e industrializada.
II. o sul, apesar de várias tentativas de industrialização, apresenta-se no conjunto com uma paisagem agrária pré-capitalista.
III. o país tem importantes recursos minerais, como o petróleo, ferro e carvão, produtos básicos em que é autossuficiente.
IV. os portos do norte são bastante integrados na economia do MCE. Gênova recebe petróleo e o distribui. Trieste é, inclusive, um empório de café.
Assinale a opção que contém as afirmativas CORRETAS:
a) Apenas I e III.
b) Apenas I, II e IV.
c) Apenas II e III.
d) Apenas II, III e IV.


6. (UFPR) Quanto à atividade industrial na Europa Ocidental, é CORRETO afirmar que:
a) O processo de industrialização da Grã-Bretanha apoiou-se no extrativismo mineral, a partir do qual se desenvolveram a siderurgia e a mecânica pesada.
b) A indústria siderúrgica alemã baseou-se nas reservas minerais de ferro e carvão do vale do Ruhr.
c) A indústria pesada francesa instalou-se meio século antes da inglesa, localizando-se na região do Mediterrâneo.
d) Roma, Milão e Nápoles são os mais antigos centros da indústria metalúrgica italiana.
e) A atividade siderúrgica na Suíça e Áustria caracteriza-se pelo grande volume e produção de aço.


7. A respeito da industrialização na Europa, é CORRETO afirmar que:
01. Os países europeus, em geral, têm pequena dependência externa no seu abastecimento energético.
02. No vale do Reno, uma das causas da importância da industrialização é a ocorrência de jazidas de carvão.
04. A França, grande potência industrial, concentra a maior produção siderúrgica no Mercado Comum Europeu.
08. Em consequência da industrialização, o litoral do Mar do Norte transformou-se no mais ativo centro de atividades portuárias do mundo.
16. a região meridional da Itália é a mais desenvolvida do país devido à abundância de mão de obra e carvão.


8. (Mackenzie-SP) No mapa da França, as áreas destacadas correspondem às:

a) regiões vinícolas.
b) bacias petrolíferas.
c) regiões industriais.
d) áreas agrícolas.
e) bacias leiteiras.


9. (UFRGS-RS) Observe o mapa a seguir, que representa as principais regiões industriais do mundo.


Considere as seguintes afirmações a respeito da industrialização mundial.
I. No século XX, entre os principais fatores locacionais das regiões industriais estão a existência de um mercado consumidor e a presença de telecomunicações.
II. Os países do Primeiro Mundo foram os pioneiros no processo de industrialização e continuam líderes pela quantidade e qualidade de suas indústrias.
III. As novas regiões industriais são representadas por indústrias de informações ou biotecnologias e coincidem, em parte, com as velhas regiões industriais, tais como Paris, Londres e Milão.
Quais estão CORRETAS?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.


10. (UCPel-RS) Indústria é a atividade por meio da qual os seres humanos transformam matéria-prima em produtos semiacabados (matérias-primas para outros produtos) ou em produtos acabados. Nos dias atuais, essa atividade é muito importante, pois quase tudo que consumimos e utilizamos é processado ou produzido industrialmente.
Com relação à industrialização, analise as seguintes afirmativas.
I. O surgimento da máquina a vapor na Inglaterra, em 1750, fez com que se desencadeasse a Primeira Revolução Industrial, que transformou as relações entre sociedade e natureza, projetando os artesãos da época a grandes industriais, que já produziam em suas oficinas de manufaturas com organizadas linhas de montagens de seus produtos e divisão do trabalho.
II. Na Europa e nos Estados Unidos, começa uma nova fase da Revolução Industrial com o surgimento de novos meios de transportes e novas fontes de energia, como o petróleo e a eletricidade; as siderurgias passam a fornecer chapas de aço. Também contribuiu com essa nova fase o aparecimento do rádio, TV, telefone, telégrafo, cinema, entre outros, inventos que modificaram o cotidiano e o consumo das pessoas.
III. Podemos chamar de Terceira Revolução Industrial a fase marcada pelo avanço tecnológico da pesquisa científica, que permitiu a sofisticação e o conhecimento utilizado em empresas de alta tecnologia como as de microbiologia, informática, microeletrônica, robótica, farmacêutica e aeroespacial, onde o conhecimento se tornou uma das ferramentas mais valiosas.
Considerando as afirmativas anteriores, assinale a opção CORRETA.
a) Somente a afirmativa III está correta.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.
e) Somente a afirmativa I está correta.



GABARITO

 





Postar um comentário

0 Comentários