Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE ASTRONOMIA



1. O nosso sistema solar é constituído por planetas classificados como internos ou externos. Os internos apresentam composição sólida, graças à presença de rochas e minerais em suas estruturas. Os externos apresentam consistência gasosa, por conterem hélio e hidrogênio, e gelo. Assinale a única alternativa em que todos os astros citados estão corretamente classificados, hoje, pelos cientistas astronômicos.
a) Internos: Mercúrio, Vênus, Saturno e Terra. Externos: Marte, Saturno, Urano, Netuno.
b) Internos: Mercúrio, Netuno, Terra e Marte. Externos: Júpiter, Saturno, Urano e Vênus.
c) Internos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Externo: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
d) Internos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Externos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
e) Internos: Mercúrio, Vênus, Terra e Saturno. Externos: Júpiter, Marte, Urano e Netuno.


2. (UFRG adaptado-MODELO ENEM) Com relação ao Sistema Solar, alguns de seus componentes, características e fenômenos, assinale o que for correto.
01) O Sol apresenta manchas constituídas de uma região escura (umbra) rodeada por uma região mais clara (penumbra), que estão relacionadas ao seu campo magnético e se movimentam pela sua superfície.
02) Um eclipse lunar só ocorre durante a fase de Lua Nova quando a face iluminada (dia) do nosso satélite natural fica voltada para o Sol e a face escura (noite) para a Terra.
04) Um décimo planeta, denominado Éris, foi descoberto no Sistema Solar, ficando a sua órbita além da órbita do planeta Plutão. Continuam, porém, as discussões entre os cientistas quanto à classificação como planeta ou não, tanto de Plutão como do novo astro descoberto, em razão do tamanho e provável origem deles.
08) O planeta Júpiter, que é o maior do Sistema Solar, possui massa maior do que a de todos os demais planetas juntos e teve quatro de seus satélites descobertos por Galileu Galilei, por isso denominados de satélites galileanos.
16) O planeta Marte possui uma superfície com crateras, mas não tão agrupadas como as da Lua ou de Mercúrio em virtude do desgaste pela erosão de fortes ventos. Há também, na sua superfície, sinais de erosão provocada, possivelmente, por antigas correntes de água.
Resposta: 01+04+08+16=29


3. (Mack-2005) “A primavera começa hoje às 13h30min no hemisfério sul. É quando ocorre o equinócio, momento astronômico em que o Sol cruza a linha do Equador. A expectativa do meteorologista da empresa Climatempo, Alexandre Nascimento, para a nova estação, é de comportamento climático normal, porque não ocorreu e nem devem ocorrer, neste ano, os efeitos do El Niño e do fenômeno La Niña”.
Adaptado de O Estado de São Paulo — 22.09.2004
A partir do momento da ocorrência do equinócio:
a) as noites ficam cada vez mais curtas e os dias mais longos.
b) as noites e os dias passam a ter a mesma duração.
c) os dias ficam cada vez mais curtos e as noites mais longas.
d) as médias térmicas tendem a diminuir, pois é evidenciada uma maior inclinação dos raios solares. 
e) as médias térmicas tendem a aumentar, pois os raios solares incidem perpendicularmente quando se dirigem em direção ao Trópico de Câncer.


04. (MODELO ENEM)  As estações do ano, assunto que se aprende desde a mais tenra idade, estão intimamente relacionadas com os climas terrestres. Isto ocorre porque
a) a inclinação do eixo terrestre, mais o movimento de translação da Terra em torno do Sol, expõe as diversas regiões do planeta a diferentes incidências de luz e calor.
b) o planeta, durante sua órbita, se distancia muito do Sol no solstício e se aproxima em demasia do Sol no equinócio.
c) em certas ocasiões, aproximadamente de 11 em 11 anos, o Sol emite maior concentração de energia, o que altera a recepção de calor.
d) todo o ano ocorre a conjunção dos planetas (mesmo ponto no plano da órbita), o que ocasiona o calor do verão.
e) a Lua, na sua órbita em torno da Terra, desvia os raios solares nos dias de solstício, ocasionando, nos diferentes hemisférios, maior e menor incidência de calor.


5. (UEPG-2000) Com relação aos astros que compõem o Sistema Solar, as posições que eles ocupam, seus movimentos e as leis que regem esses movimentos, assinale o que for correto.
01) Os planetas do Sistema Solar se agrupam em duas classes, a dos terrestres ou telúricos, de pequenas dimensões e elevada densidade (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte e talvez Plutão), e a dos gigantes ou jupiterianos, de grandes diâmetros e baixa densidade (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno).
02) A lei das órbitas, que foi deduzida por Johannes Kepler, tem como enunciado: "Os planetas descrevem elipses das quais o Sol ocupa um dos focos".
04) Os antigos caldeus descobriram que a cada 18 anos e 11 dias os eclipses do Sol e da Lua se reproduzem de modo muito idêntico. Esse período é conhecido como período de recorrência dos eclipses ou período de Saros.
08) Marte, o planeta vermelho, um dos poucos planetas do Sistema Solar que não possuem satélites, tem o movimento de rotação no sentido retrógrado.
16) A camada do Sol denominada cromosfera constitui o limite do disco solar visível em luz branca em que surgem as manchas solares.
Resposta: 02+04+16=22


6. (ENEM-2000) “Casa que não entra sol, entra médico.”
Esse antigo ditado reforça a importância de, ao construirmos casas, darmos orientações adequadas aos dormitórios, de forma a garantir o máximo conforto térmico e salubridade. Assim, confrontando casas construídas em Lisboa (ao norte do Trópico de Câncer) e em Curitiba (ao sul do Trópico de Capricórnio), para garantir a necessária luz do sol, as janelas dos quartos não devem estar voltadas, respectivamente, para os pontos cardeais:
a) norte/sul.
b) sul/norte.
c) leste/oeste.
d) oeste/leste.
e) oeste/oeste.


7. (UEPG-2002) No que se refere à Terra no espaço, seu quadro natural e sua representação, assinale o que for correto.
01) Terceiro planeta em distância do Sol, a Terra se situa a uma distância média de 150.000.000 km do astro central.
02) A Terra pode ser representada por meio de mapas, que são projeções cartográficas de sua superfície esférica num plano, e também por meio de globos. Estes constituem a mais perfeita representação porque, sendo igualmente esféricos, proporcionam uma ideia bastante aproximada da realidade.
04) Devido aos diferentes ângulos de incidência dos raios solares, a Terra apresenta uma região quente, duas regiões temperadas e duas regiões frias.
08) Sial é a porção interna da crosta terrestre, onde predominam rochas básicas e minerais de silício e magnésio.
16) As águas oceânicas nunca estão paradas:  movimentam-se constantemente através de ondas, marés e correntes marítimas.
32) De formação gasosa, a hidrosfera é a mais externa das camadas da Terra.
Resposta: 01+02+04+16=23


8. (MODELO ENEM) Uma das consequências do movimento de translação terrestre diz respeito à duração do dia. Podemos afirmar que
a) o dia tem 12 horas de luz e 12 horas de escuridão ao longo de todas as latitudes, em qualquer época do ano.
b) é no solstício (fenômeno que ocorre duas vezes por ano) que a noite e o dia têm igual duração em todas as latitudes.
c) durante os equinócios, que ocorrem em 21 de março e 23 de setembro, temos dia e noite com igual duração (12 horas).
d) uma localidade situada sob a linha do Trópico de Câncer terá seu dia mais longo no inverno.
e) o advento do “horário de verão”, usado para economizar energia, é recomendado para qualquer latitude.


9. O movimento de translação é
a) aquele que a Terra descreve em torno de si mesma e dura 23h56min.
b) um movimento oscilante em torno de um eixo imaginário, como o de um pião.
c) o equivalente ao que a Terra descreve em torno do Sol, ou seja, sua órbita.
d) aquele que a Terra descreve ao redor da galáxia, junto ao Sol e demais planetas.
e) o movimento descrito pela Lua em torno da Terra.


10. (ENEM) As pessoas, em São Paulo, têm um privilégio especial. Entre 21 e 22 de dezembro, ao meio-dia, elas projetarão, no chão, uma sombra perfeitamente perpendicular ao seu eixo. Isto decorre
a) do fato de São Paulo encontrar-se sob a linha do Trópico de Capricórnio onde, durante o solstício (21 ou 22 de dezembro), o Sol projetará sua luz e calor perpendicularmente.
b) da inclinação do eixo da Terra oscilar em 23° em direção ao sul durante o verão e em 23° para o norte durante o inverno.
c) do fato de que, durante o verão no hemisfério sul, o polo se encontra totalmente escuro; assim, a concentração de calor incidirá no Trópico de Capricórnio.
d) do movimento de rotação, que, em 21 de dezembro, ocorre de maneira mais rápida; chamamos esse momento de equinócio.
e) do fato de a rotação do núcleo terrestre (o NiFe) ocorrer de forma mais rápida e, no dia 21, emparelhar com a rotação da litosfera.


11. (Enem 2014) Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o Sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr do sol.
SAINT-EXUPÉRY, A. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1996.
A diferença espacial citada é causada por qual característica física da Terra?

a) Achatamento de suas regiões polares.
b) Movimento em torno de seu próprio eixo.
c) Arredondamento de sua forma geométrica.
d) Variação periódica de sua distância do Sol.
e) Inclinação em relação ao seu plano de órbita.


12. Sobre solstícios e equinócios, analise as proposições, e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa.
(__) Durante o solstício de inverno no hemisfério sul, o sol estará incidindo perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio.
(__) Durante o solstício de verão no hemisfério sul, a região polar que não recebe sol é o Círculo Polar Ártico.
(__) Durante os equinócios, dias e noites têm duração iguais.
(__) O equinócio marca as estações de outono e primavera no Brasil, sendo as datas no mês de março e setembro, respectivamente.
(__) O início do solstício de inverno marca a noite mais longa do ano.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
a) F – V – V – V – V
b) F – F – V – F – V
c) V – F – F – V – V
d) V – V – V – V – F
e) F – V – F – F – V


13. (UFPR) “Se olharmos para o céu numa noite clara sem lua, os objetos mais brilhantes que vemos são os planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Também percebemos um número muito grande de estrelas que são exatamente iguais ao nosso Sol, embora muito distantes de nós. Algumas dessas estrelas parecem, de fato, mudar sutilmente suas posições com relação umas às outras, à medida que a Terra gira em torno do Sol.”
(HAWKING, S. W. Uma breve história do tempo: do Big Bang aos Buracos Negros. Trad. de Maria Helena Torres. Rio de Janeiro: Rocco, 1988. p. 61.)
A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
I. O movimento da Terra ao qual o autor se refere determina uma órbita elíptica em que o planeta ora se afasta, ora se aproxima do Sol.
II. O movimento da Terra em torno do Sol é responsável pela sucessão dos dias e das noites.
III. As posições relativas de planetas e estrelas permitem, há muitos séculos, a orientação no espaço terrestre; a constelação do Cruzeiro do Sul, no hemisfério Sul, e a Estrela Polar, no hemisfério Norte, são pontos de referência para esse tipo de orientação.
IV. A distribuição desigual das temperaturas, determinante da vida em distintos lugares da superfície terrestre, está relacionada, entre outros fatores, à forma esférica da Terra e ao ângulo de incidência dos raios solares.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I é verdadeira.
b) Somente a afirmativa II é verdadeira.
c) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.


14. (UTFPR - adaptada) A relação Sol - Terra faz com que em qualquer lugar do planeta existam diferenças no tempo atmosférico. Essas diferenças têm origem em dois fatores principais, que são os movimentos de rotação e de translação. Analise as alternativas a seguir e identifique a INCORRETA no que se refere à influência desses movimentos no tempo atmosférico e climas da Terra.
a) É o movimento de rotação que determina os ciclos da produção agrícola e, portanto, indica quando plantar, quando colher, quando guardar e quando descansar.
b) Se a Terra não tivesse o movimento de rotação, a face iluminada seria tórrida e a face escura, gelada, sendo impossível a vida no planeta.
c) O movimento de translação é que determina a duração do fotoperíodo diário, sendo que, para o hemisfério Sul, a maior duração do dia iluminado ocorre em 22 de dezembro, quando inicia o verão.
d) O movimento de rotação é o responsável pela exposição do planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em relação à temperatura, pois gera os dias e noites.


15. (UFRGS/2016) A coluna da esquerda abaixo apresenta os movimentos de rotação e translação, responsáveis por diversos fenômenos; a da direita, alguns desses fenômenos.
Associe adequadamente as colunas.
1. Rotação
2. Translação
(___) Afélio e Periélio
(___) Desvios dos ventos
(___) Movimento aparente do Sol
(___) Estações do ano

 A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) 2 – 1 – 1 – 2.
b) 1 – 2 – 2 – 1.
c) 2 – 2 – 1 – 1
d) 1 – 1 – 2 – 2.
e) 1 – 2 – 1 – 2.


16. (IFSC/2015) A Terra leva 24 horas para completar seu movimento de rotação, ou seja, um giro de 360 graus em torno do seu próprio eixo. A cada uma hora, portanto, ela gira 15 graus de oeste para leste. A partir dessa informação é possível construir um mapa de fusos horários para determinar as horas em diferentes pontos da Terra. Com relação aos fusos horários, assinale a alternativa CORRETA.
a) Um mapa de fusos horários é constituído por 24 faixas latitudinais, cada qual com 15 graus.
b) Um mapa de fusos horário é constituído por 24 faixas longitudinais, cada qual com 15 graus.
c) Para leste as horas devem ser atrasadas em uma hora a cada fuso e o inverso acontece para oeste.
d) Países na mesma latitude, independente da longitude, têm o mesmo fuso horário.
e) Atualmente o Brasil possui 5 fusos horários, porém há apenas duas horas oficiais: o horário de Brasília e o do Acre.


17. (UDESC SC/2011) Sobre o movimento de rotação, pode-se afirmar que:
I. consiste na volta que a terra dá em torno do seu próprio eixo (de si mesma) e é realizado de oeste para leste;
II. tem duração de aproximadamente 24 horas e é responsável pela incidência da luz solar por todo o Equador;
III. é responsável pela alternância entre os dias e as noites.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Somente a afirmativa II é verdadeira.
d) Todas as afirmativas são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.


18. (UFOP MG/1995) Sobre os movimentos da Terra e suas características, assinale a alternativa incorreta.

a) MOVIMENTO: Rotação; CARACTERÍSTICA: Movimento que a Terra realiza em torno de si mesma.
b) MOVIMENTO: Rotação; CARACTERÍSTICA: Movimento cuja velocidade nos polos é nula.
c) MOVIMENTO: Rotação; CARACTERÍSTICA: Produz consequências sobre as correntes marítimas.
d) MOVIMENTO: Translação; CARACTERÍSTICA: Movimento que a Terra executa ao redor do Sol.
e) MOVIMENTO: Translação; CARACTERÍSTICA: Provoca a ocorrência da sucessão dos dias e das noites.


19. (FURG RS/2004) Em nosso Planeta, o tempo é resultante do movimento de rotação da Terra em torno do seu eixo, fazendo com que um ponto na superfície terrestre, ao passar pela segunda vez em frente ao Sol, complete um ciclo denominado dia. Como sabemos, as atividades humanas são reguladas pelo tempo, cuja medida pode ser definida como a diferença entre dois instantes quaisquer, representada pela seguinte expressão:
Δ = t1 — t0 sendo: t1 um instante qualquer e t0 o instante inicial.
A unidade de tempo é o segundo, tendo como múltiplos o minuto, correspondente a sessenta (60) segundos, e a hora, correspondente, por sua vez, a sessenta (60) minutos. Um dia médio tem vinte e quatro horas, e um ano sideral corresponde a aproximadamente 365,25 dias médios.
A partir dessa conceituação, podemos afirmar:
I. Uma rotação completa da Terra em torno de seu eixo determina vinte e quatro (24) faixas, denominadas fusos horários, delimitadas por intervalos de 30º entre dois paralelos sucessivos.
II. Cada fuso horário corresponde a uma faixa com intervalo de 15º de longitude.
III. Adotando-se o meridiano de Greenwich como referência Internacional para a medida do tempo, ficam estabelecidos doze (12) fusos no sentido LESTE e doze, no sentido OESTE.
IV. Considerando-se o meridiano de Greenwich como referência Internacional para a medida do tempo, em um mesmo instante todas as localidades que se encontram a LESTE têm horas maiores, enquanto as que se encontram a OESTE têm horas menores.
V. Os países que adotam o “Horário de Verão” subtraem, nessas ocasiões, uma hora nas suas respectivas “Horas Legais”.
Estão corretas as afirmativas:
a) II, III, IV e V.
b) II, III e IV.
c) I, II III e V.
d) I, III, e IV.
e) III, IV e V.


20. (UCS RS/2010) Com base no movimento de rotação da Terra, os seres humanos determinaram as horas e os fusos horários. É correto afirmar, em relação aos fusos horários, que:
a) o meridiano escolhido para dar início à contagem de um novo dia foi o de 360°, que é considerado a linha internacional de data.
b) os fusos horários brasileiros estão situados a oeste de Greenwich, o que leva a hora oficial do Brasil equivaler a quatro horas menos que o fuso horário de Greenwich.
c) a Terra gira de leste para oeste, por isso vemos o Sol primeiro a leste. Portanto, as horas estão sempre atrasadas no leste em relação ao oeste.
d) pelo sistema de fusos horários, o globo terrestre foi dividido em 12 fusos, cada um equivalendo a 15° no sentido perpendicular ao meridiano 0°.
e) um barco, ao cruzar a linha internacional de data no sentido oeste-leste, deve acrescentar um dia à data atual.


21. (PUC RS/1999) Considere o texto e afirmativas sobre equinócio.
“No dia 22 de setembro de 1998, às 2 horas e 37 minutos, iniciou um dos equinócios em Porto Alegre.”
I. O referido equinócio estabelece o início da primavera, que antecede o verão.
II. Todos os equinócios acontecem entre os solstícios.
III. O referido equinócio estabelece o início da primavera em todos os países do mundo.

IV. A inclinação do eixo da Terra, em torno de 50°, e seu movimento de rotação, são responsáveis pelo equinócio.
A análise das afirmativas permite concluir que está correta a alternativa:
a) I e II
b) I e IV
c) I e III
d) III e IV
e) II e III


22. “O que aconteceria se a Terra parasse de girar?
Resposta na lata: tudo sairia voando!
‘É impossível que o planeta pare de girar de modo abrupto, mas, se isso acontecesse, tudo aquilo que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente: as cidades, os oceanos e até o ar da atmosfera’, afirma Rubens Machado, do departamento de astronomia da USP. (…)
TANJI, T. Revista Galileu, 09 jun. 2015. Acesso em: 10 ago. 2015 (adaptado).
A consequência da hipótese acima apresentada deve-se pela combinação entre:
a) a inércia e a alta velocidade de rotação terrestre.
b) a força da gravidade e o movimento de translação.
c) o eixo rotacional e o campo magnético da Terra.
d) a massa da Terra e o alinhamento da órbita lunar.
e) a translação e a rotação planetária.


23. “Sucessão dos dias e das noites, interfere na circulação atmosférica e nas correntes marítimas, achatamento dos polos e levou a criação dos Fusos Horários.” Este importante movimento é conhecido por:
a) Translação.
b) Gravitacional.
c) Rotação.
d) Solstício.
e) Equinócios.


24. O movimento de translação terrestre representa o ciclo que a Terra realiza ao redor do Sol. Contudo, há uma pequena diferença entre o momento do ano em que o nosso planeta encontra-se mais próximo e o que ele se encontra mais distante da estrela regente do nosso sistema.
A cada um desses “momentos” citados no texto dá-se o nome de:
a) nutação e precessão.
b) afélio e periélio.
c) solstício e equinócio.
d) proximidade e distanciamento.
e) gravitação e expansão.


25. A nutação é um movimento cíclico realizado pela Terra, com períodos de 18,6 anos, em que há uma oscilação do eixo terrestre. Sua causa está associada:
a) à força da gravidade solar.
b) à alteração magnética da Terra.
c) à dinâmica tectônica da crosta.
d) às alterações cíclicas lunares.
e) à expansão gradativa do universo.


26. (UFMG) Todas as alternativas apresentam mecanismos responsáveis pelas mudanças das estações ao longo do ano, EXCETO:
a) A inclinação do eixo de rotação da Terra determina que, a cada seis meses, um hemisfério esteja mais exposto ao sol que o outro.
b) As estações são determinadas pela maior ou menor proximidade da Terra ao Sol, distância que, ao variar ao longo do ano, altera a quantidade de energia solar incidida sobre o planeta.
c) O Sol, ao atingir seu ponto de maior deslocamento ao Norte - a máxima declinação boreal - determina, no Hemisfério Sul, dias mais curtos e noites mais longas.
d) Os equinócios ocorrem, respectivamente, quando os hemisférios Norte e Sul são igualmente iluminados, marcando o início astronômico da primavera e do outono.
e) Os solstícios ocorrem, respectivamente, quando a iluminação é máxima em um hemisfério e mínima no outro, marcando o início astronômico do verão e do inverno.


27. (UFAL) - Vários estudantes viajaram para o Hemisfério Norte, mais especificamente para a Europa Ocidental. Passaram alguns meses, em grupo, estudando numa determinada universidade europeia, e constataram que naquela parte do planeta a duração dos dias e das noites era muito diferente da que se observava em Alagoas. O que justifica essa diferença?
a) O Hemisfério Norte recebe sempre mais insolação que o Hemisfério Sul.
b) O Hemisfério Sul, onde se situa o Estado de Alagoas, possui mais águas do que continentes.
c) A Europa tem relevo mais elevado do que as terras do Hemisfério Sul.
d) O movimento de translação da Terra e a inclinação do eixo terrestre justificam a desigualdade de duração dos dias e das noites.
e) A desigualdade de duração dos dias e das noites é mais pronunciada durante os equinócios; o grupo de estudantes chegou àquele continente numa época equinocial.


28. (UFG) Observe as figuras a seguir:
Os ângulos de incidência dos raios solares sobre a superfície da Terra, demonstrados nas figuras, apresentam duas situações distintas, que caracterizam os solstícios e os equinócios. Em ambas as figuras, o ponto A representa uma cidade sobre a linha do equador, ao meio-dia. A Figura 2 mostra a incidência do sol três meses após a situação ilustrada na Figura 1. A Figura 1 representa o:
a) equinócio de primavera no hemisfério sul, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A.
b) equinócio de primavera no hemisfério sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular à superfície da Terra em A.
c) equinócio de outono no hemisfério sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular à superfície da Terra em A.
d) solstício de verão no hemisfério norte, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A.
e) solstício de inverno no hemisfério sul, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A.



29. (UFAL) Sobre o tema Movimentos da Terra, são apresentadas a seguir cinco afirmações. Uma delas, contudo, é incorreta. Assinale-a.
a) O afélio é o momento em que a Terra, em sua órbita em torno do Sol, mais dele se afasta.
b) O desvio dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul é uma das consequências do movimento de rotação.
c) As estações do ano, que são bem marcadas na faixa das latitudes médias, decorrem do movimento de rotação anual, da inclinação do eixo terrestre e da atração gravitacional da Lua.
d) A Terra encontra-se no solstício quando o Sol, em seu movimento aparente anual em torno da Terra, “atinge” o Trópico de Capricórnio ou de Câncer.
e) As correntes marinhas sofrem, em suas trajetórias, influências nítidas do movimento de rotação.



30. (UTRPR) Durante a translação da Terra e em função da sua obliquidade e esfericidade, o ângulo de incidência dos raios solares se modifica durante o ano. Assinale a única alternativa correta sobre os fenômenos observados quando ocorrem os equinócios durante o ano.
a) A incidência do Sol é vertical sobre o Equador e mais oblíqua perto dos polos.
b) A incidência do Sol é perpendicular ao trópico de Câncer e oblíqua no Equador.
c) A incidência do Sol é perpendicular ao trópico de Capricórnio e oblíqua na latitude 23ºS.
d) A duração do dia é maior que a duração da noite no Hemisfério Sul.
e) A duração do dia é menor que a duração da noite no Hemisfério Sul.



31. Assinale a opção INCORRETA em reação ao conjunto de astros que formam o Sistema Solar:
a) Os Planetas não têm luz própria. Exemplo de planetas: Terra, Júpiter, Saturno e Marte.
b) Os Planetas giram em torno do Sol. Exemplo de planetas: Mercúrio, Vênus, Terra e Urano.
c) As Estrelas possuem luz própria e iluminam os planetas e satélites.
d) Os Satélites possuem luz própria e giram ao redor do Sol. Exemplo de satélite natural: Lua.


32. Em relação ao Universo assinale a opção CORRETA:
a) O espaço que envolve o mundo em que vivemos e é ocupado por bilhões de astros, é o Espaço Geográfico.
b) Nem todos os astros do Universo se movimentam.
c) Durante o dia e durante a noite percebemos no Céu uma porção de pontinhos luminosos.
d) O imenso conjunto de astros e galáxias chamamos de Universo.


33. Assinale a opção CORRETA em reação ao conjunto de astros que formam o Sistema Solar:
a) Os Planetas têm luz própria.
b) Os Planetas giram em torno dos satélites.
c) As Estrelas possuem luz própria.
d) Os Satélites giram ao redor do Sol.


34. Assinale a alternativa que indica apenas os planetas rochosos do sistema solar:
a) Terra, Vênus, Urano e Netuno.
b) Marte, Terra, Saturno e Mercúrio.
c) Vênus, Marte, Plutão e Urano.
d) Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
e) Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.


35. Em relação ao Universo assinale a opção INCORRETA:
a) O espaço que envolve o mundo em que vivemos e é ocupado por bilhões de astros, é o Espaço Geográfico.
b) O imenso conjunto de astros e galáxias chamamos de Universo.
c) O Espaço Cósmico equivale ao Universo.
d) O Espaço Sideral equivale ao Universo.


36. É o sexto planeta do sistema solar a partir do Sol, sendo o segundo maior planeta desse grupo. É conhecido por ser rodeado de anéis e ser classificado como um planeta gasoso ou joviano.
A descrição acima refere-se a:
a) Urano
b) Netuno
c) Saturno
d) Júpiter
e) Vênus


37. “Editoras de livros didáticos, preparem-se: Plutão não é mais o nono planeta do Sistema Solar. Cerca de 2.500 astrônomos convocados pela União Astronômica Internacional (IAU) foram a Praga, na República Tcheca, e decidiram, no voto, rebaixar o astro descoberto em 1930 pelo americano Clyde Tombaugh. Com a decisão, o Sol fica com uma família de oito planetas – Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Rebaixado à “segunda divisão”, Plutão agora será denominado um “planeta anão”, categoria recém-criada que também irá abraçar todos os objetos aproximadamente esféricos além da órbita netuniana.”
(G1, 24/08/2006. Disponível em: g1.globo.com).
Entre os motivos que levaram o rebaixamento de Plutão a um planeta anão, podemos assinalar corretamente:
a) Possui tamanho reduzido.
b) A sua órbita não é totalmente autônoma.
c) O seu formato é indefinido.
d) Não realiza o movimento de rotação.
e) Não possui atmosfera.


38. Sobre o Planeta Júpiter, assinale a alternativa incorreta:
a) É o maior planeta do Sistema Solar.
b) É circundado por um sistema de anéis.
c) Não possui uma superfície sólida.
d) É um planeta gasoso.
e) Não possui luas ou satélites naturais.


39. De acordo com a IAU, União Astronômica Internacional, os corpos celestes para serem considerados planetas precisam apresentar as seguintes características, EXCETO:
a) órbita definida ao redor do sol.
b) movimento de translação autônomo.
c) forma arredondada.
d) luz própria.
e) equilíbrio hidrostático.


40. A respeito das chamadas estrelas cadentes, marque a alternativa correta:
a) As estrelas cadentes são, na verdade, meteoritos que, ao entrarem na atmosfera terrestre, tornam-se incandescentes em razão do atrito com o ar.
b) As estrelas cadentes resultam de fragmentos de asteroides ou restos de cometas que, ao entrarem na atmosfera terrestre, tornam-se incandescentes por conta do atrito com o ar.
c) Em uma fase do processo de morte de uma estrela, fragmentos (estrelas cadentes) originam-se a partir das explosões estelares e viajam pelo espaço em uma altíssima velocidade.
d) As estrelas cadentes são, na verdade, meteoros que, ao entrarem na atmosfera terrestre, tornam-se incandescentes por conta das reações químicas entre os elementos do meteoro e os elementos do ar.


41. Há um fenômeno celeste que ocorre quando a Lua penetra, totalmente ou parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra, em geral, sendo visível a olho nu. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos.
O texto indica que ocorreu um fenômeno, que fenômeno é esse?
a) Estrela cadente.
b) Eclipse.
c) Nascer da Lua.
d) Elipse.



42. Sobre os movimentos da Lua, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a sequência correta.
A – Rotação
B – Revolução
C – Translação
(___) Movimento que a Lua realiza ao redor do Sol.
(___) Movimento que a Lua realiza ao redor da Terra.
(___) Movimento que a Lua realiza ao redor do seu próprio eixo.

a) C, A, B.
b) C, B, A.
c) A, B, C.
d) A, C, B.
e) B, C, A.



43. Entre as influências que a Lua – o satélite natural da Terra – exerce sobre o nosso planeta, podemos assinalar:
a) Variações no índice de reflexão dos raios solares.
b) Oscilações no regime das marés.
c) Elevação ou interrupção das atividades vulcânicas.
d) Alteração na quantidade de massa rochosa na superfície terrestre.
e) Determinação dos compostos químicos presentes na atmosfera.



44. Com relação aos eclipses solares e lunares, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
(__) O eclipse solar ocorre quando o Sol fica entre a Terra e a Lua.
(__) Só existem eclipses lunares parciais.
(__) No eclipse lunar, a Terra fica entre a Lua e o Sol.
(__) Durante o eclipse solar não se pode olhar diretamente para o Sol, pois isso pode ocasionar problemas na visão.
Qual é a alternativa correta?
 a) V, V, F, F.
 b) F, F, V, V.
 c) F, V, F, V.
 d) V, F, V, V.



45. Com relação aos “eclipses” está correta a afirmativa:
I. São fenômenos celestes de desaparecimento total ou parcial de uma estrela, temporariamente, por interposição do Sol.
II. Quando a Lua está alinhada entre o Sol e a Terra, dá-se eclipse do Sol, pois a sombra da Lua se projeta na Terra, ocorrendo a ocultação parcial, ou total, do Sol.
III. O eclipse da Lua ocorre quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua. Com esse alinhamento, a sombra da Terra se projeta na Lua, tornando-a invisível.
Assinale o item cuja resposta esteja correta:
a) Apenas a afirmativa I.
b) Apenas a afirmativa II.
c) Somente as afirmativas I e II.
d) Somente as afirmativas II e III.
e) Todas as afirmativas.



46. (FUVEST-SP) Admita que o Sol subitamente “morresse”, ou seja, sua luz deixasse de ser emitida. Passadas 24h, um eventual sobrevivente, olhando para o céu sem nuvens, veria:
a) a Lua e as estrelas.    
b) somente a Lua.    
c) somente estrelas.   
d) uma completa escuridão.    
e) somente os planetas do sistema solar.



47. (Uemg 2014) Em uma aula sobre Gravitação, o professor de Física resolveu escrever um poema e mostrá-lo a seus alunos:
“O Sol e a Lua num balé em torno da Terra.
Ora a Lua está entre o Sol e a Terra.
Ora a Terra está entre o Sol e a Lua.”
Os dois últimos versos desse poema referem-se, respectivamente,
a) à lua crescente e à lua minguante.
b) à lua cheia e à lua nova.
c) à lua nova e à lua cheia.
d) a uma situação irreal.



48. (UCS 2012) Os eclipses ocorrem quando um astro, na sua movimentação pelo espaço Sideral, oculta momentaneamente outro astro.
Observe o desenho.
(Adaptado de: NASA/Goddard Space Flight Center – Eclipses.)
O desenho acima está representando o eclipse
a) total da Terra.
b) parcial da Lua.
c) parcial da Terra.
d) total da Lua.
e) parcial do Sol.



49. (ifsp 2017) Durante algum tempo, acreditou-se que o eclipse solar representava a ira dos deuses sobre a humanidade. Hoje, sabe-se que este eclipse é um fenômeno natural no qual a Lua encobre alguns raios provenientes do Sol, causando uma sombra sobre alguns pontos da Terra. Sobre o eclipse solar e a propagação da luz, analise as assertivas abaixo.
I. A Lua precisa estar na fase cheia para absorver raios vindos do Sol e causar o eclipse na Terra.
II. A posição dos astros no eclipse solar é: Sol – Lua – Terra.
III. O princípio da propagação retilínea da luz explica o fenômeno de sombra feito pela Lua sobre a Terra.
IV. O eclipse solar demostra a face da Terra sobre a Lua.
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) III, apenas.



50. (ifsul 2016) No dia 27 de setembro de 2015, houve o eclipse da superlua. Esse evento é a combinação de dois fenômenos, que são: um eclipse lunar e a superlua. Isso só acontecerá novamente em 2033. No fenômeno da superlua, o astro fica mais perto da terra e parece até maior, com um brilho extraordinário. Já o fenômeno do eclipse lunar é consequência da __________ da luz e ele ocorre totalmente quando a posição relativa dos astros é sol, terra e lua; e esse fenômeno acontece na fase da lua __________. A sequência correta para o preenchimento das lacunas é:
a) propagação retilínea – minguante.
b) reflexão – cheia.
c) propagação retilínea – cheia.
d) dispersão – quarto crescente.

Postar um comentário

0 Comentários