ARTE
NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS: UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE
CONHECIMENTO E HABILIDADES
Ao ingressar no Ensino Fundamental – Anos
Iniciais, os alunos vivenciam a transição de uma orientação curricular
estruturada por campos de experiências da Educação Infantil, em que as
interações, os jogos e as brincadeiras norteiam o processo de aprendizagem e
desenvolvimento, para uma organização curricular estruturada por áreas de conhecimento
e componentes curriculares.
Nessa nova etapa da Educação Básica, o
ensino de Arte deve assegurar aos alunos a possibilidade de se expressar
criativamente em seu fazer investigativo, por meio da ludicidade, propiciando uma
experiência de continuidade em relação à Educação Infantil. Dessa maneira, é
importante que, nas quatro linguagens da Arte – integradas pelas seis dimensões
do conhecimento artístico –, as experiências e vivências artísticas estejam
centradas nos interesses das crianças e nas culturas infantis.
Tendo em vista o compromisso de assegurar
aos alunos o desenvolvimento das competências relacionadas à alfabetização e ao
letramento, o componente Arte, ao possibilitar o acesso à leitura, à criação e
à produção nas diversas linguagens artísticas, contribui para o desenvolvimento
de habilidades relacionadas tanto à linguagem verbal quanto às linguagens não
verbais.
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