Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES DE GEOGRAFIA - UEL 2003



01 - Bacia hidrográfica é a área abrangida por um rio principal e sua rede de afluentes e subafluentes.
Sobre as bacias hidrográficas brasileiras e sua utilização, é correto afirmar:
a) O potencial hidrelétrico da Bacia do Paraná é o mais aproveitado do país em função de sua proximidade com o Centro-Sul, área de maior demanda por energia elétrica.
b) A Bacia Amazônica caracteriza-se pelo predomínio de rios de planalto e hidrografia pouco densa; por isso, a navegação fluvial é inexpressiva na região.
c) A navegação na Bacia do Tocantins ocorre sazonalmente devido ao regime de intermitência de seus rios.
d) A Bacia do Uruguai possui a principal hidrovia que integra política e economicamente os países do Mercosul.
e) A Bacia do São Francisco sofre grande impacto em função da transposição de seu rio principal.


02 - Considere as afirmativas abaixo.
I. As águas contaminadas pelas atividades industriais podem e devem ser tratadas a fim de amenizar a poluição e o esgotamento das reservas hídricas.
II. A agricultura mecanizada garante a conservação dos recursos hídricos, pois substitui as formas tradicionais de cultivo pelo manejo sustentável.
III. O esgoto doméstico deve ser desconsiderado no processo de poluição das reservas hídricas, pois é inofensivo ao ambiente.
IV. Apesar de o Brasil possuir um dos maiores potenciais hídricos mundiais, seu uso inadequado pode comprometer as reservas de água potável.
São corretas:
a) Apenas as afirmativas I, II e IV.
b) Apenas as afirmativas II, III e IV.
c) Apenas as afirmativas II e III.
d) Apenas as afirmativas I e III.
e) Apenas as afirmativas I e IV.


03 - Sobre a produção de frutas tropicais na região de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), é correto afirmar:
a) Essa produção foi inviabilizada devido ao rigor do clima tropical, aos solos pouco férteis e à ausência de políticas públicas de irrigação.
b) Os projetos de irrigação no médio São Francisco, somados ao clima semiárido e às terras férteis, proporcionaram excelentes condições para essa produção.
c) Essa produção tem diminuído a cada ano devido ao clima desértico que assola a região, ao esgotamento dos açudes públicos e ao desgaste dos solos.
d) Essa produção tem aumentado devido à transposição das águas do São Francisco, aos projetos de fertilização das terras e ao clima tropical de altitude.
e) Os projetos de dessalinização das águas dos poços, somados ao clima árido e aos solos desérticos, explicam a viabilização dessa produção.


04 - A transnacionalização das empresas é um fenômeno recente no modo capitalista de produção e foi viabilizada:
a) pela eliminação mundial das tarifas alfandegárias.
b) pela extinção das fronteiras entre os Estados-nação.
c) pelo meio técnico-científico-informacional.
d) pela independência econômica dos países periféricos.
e) pelas pequenas empresas de capital nacional.


05 - “Se cada uma das seis bilhões de pessoas da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado.” (Isto É, n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, é correto afirmar:
a) O padrão de consumo norte-americano é sustentável pelo fato de os Estados Unidos possuírem recursos próprios em quantidade suficiente para atender sua demanda.
b) As bases do padrão de consumo norte-americano são a sustentabilidade, o conservacionismo e o preservacionismo ambiental.
c) Para atingir uma economia sustentável, o padrão de consumo norte-americano deve ser disseminado entre os diferentes povos.
d) O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável.
e) O acesso a bens de consumo nos países subdesenvolvidos pode alcançar o atual padrão norte-americano sem prejuízo ao meio ambiente.


06 - “... o desenvolvimento do capitalismo industrial repercutiu sobre o espaço, causando impacto sobre as cidades, gerando uma série de problemas que nós entendemos como problemas no urbano, por considerarmos que não são causados pela cidade, mas que decorrem da forma como o modo de produção capitalista se desenvolveu.” (SPÓSITO, M. E. B. Capitalismo e Urbanização. São Paulo: Contexto, 1988. p. 70.)
Sobre os problemas no meio urbano citados pela autora, é correto afirmar:
a) O desenvolvimento do capitalismo industrial auxilia na eliminação dos problemas no urbano.
b) A solução dos problemas no urbano deve desconsiderar o modo de produção capitalista.
c) Falta de moradias e equipamentos urbanos são problemas no urbano e não do urbano.
d) No modo de produção capitalista a cidade é responsável pelos problemas do urbano.
e) Problemas no urbano e modo de produção capitalista são fenômenos independentes.


07 - “O modo como a sociedade vive hoje é determinado pelo modo como o capital se reproduz, em seu estágio de desenvolvimento. Isso quer dizer, também, que o trabalhador não foge ao ‘controle’ do capital nem quando está longe do seu local de trabalho, pois o espaço de moradia tende a submeter-se às necessidades e perspectivas da acumulação do capital. O trabalhador também terá o acesso e as possibilidades de escolha para morar limitados.” (CARLOS, A. F. A cidade. São Paulo: Contexto, 1992. p. 77.)
Sobre o assunto, considere as afirmativas.
I. Atualmente, as necessidades e perspectivas da acumulação do capital limitam o acesso e as possibilidades de escolha de moradia.
II. O trabalhador foge do “controle” do capital quando se recusa a submeter seu espaço de moradia às necessidades e perspectivas da acumulação.
III. O trabalhador é “controlado” pelo capital em diferentes âmbitos, inclusive no que se refere ao seu espaço de moradia.
IV. O acesso e as possibilidades de escolha de moradia se tornam ilimitados com o desenvolvimento do modo de reprodução do capital.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
e) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.


08 - Sobre os processos de industrialização no Brasil e na Coréia do Sul, é correto afirmar:
a) Apesar de ambos os países utilizarem as mesmas estratégias de industrialização, as indústrias brasileiras tiveram maior desenvolvimento devido à opção do Governo Federal pelo capital produtivo em detrimento do especulativo.
b) Na última década, a priorização dos investimentos brasileiros em educação, ciência e tecnologia, em detrimento de outros setores sociais, projetou o país internacionalmente no campo da industrialização de produtos que demandam tecnologia de ponta.
c) Ao contrário das indústrias coreanas, as brasileiras alcançaram maior visibilidade no mercado internacional graças aos investimentos maciços que o governo federal fez na última década em indústrias pesadas, infraestrutura e políticas sociais.
d) As indústrias coreanas tiveram seu desenvolvimento acelerado pelo fato de seu governo ter optado pelo incentivo ao capital especulativo em detrimento do produtivo.
e) As indústrias coreanas tiveram maior desenvolvimento que as brasileiras, pois o governo daquele país, ao contrário do brasileiro, investiu no capital produtivo, priorizando o desenvolvimento interno.


09 - Segundo o IBGE, os anos 1990 foram marcados pela redução substancial do número de trabalhadores na indústria de transformação. Houve expansão do número de trabalhadores nos setores de prestação de serviços e do comércio. Apesar disso, diminuiu o número de pessoas trabalhando com carteira assinada e aumentou o número de pessoas trabalhando na informalidade.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a situação do emprego no Brasil, é correto afirmar:
a) O número de empregos na indústria de transformação aumentou em função da venda das estatais.
b) Medidas provisórias aumentaram empregos na indústria e postos de trabalho nos setores de prestação de serviços e comércio.
c) O aumento do número de pessoas trabalhando nos setores informais da economia expressa a consolidação das conquistas trabalhistas.
d) O número de trabalhadores com carteira assinada aumentou devido à racionalização dos processos de trabalho.
e) A redução dos postos de trabalho formais ocorreu também devido ao aumento da produtividade do trabalho.


10 - “Essa união entre técnica e ciência vai dar-se sob a égide do mercado. E o mercado, graças exatamente à ciência e à técnica, torna-se um mercado global. A ideia de ciência, a ideia de tecnologia e a ideia de mercado global devem ser encaradas conjuntamente e desse modo podem oferecer uma nova interpretação à questão ecológica, já que as mudanças que ocorrem na natureza também se subordinam a essa lógica.” (SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996. p. 190.)
Sobre o assunto, é correto afirmar:
a) As mudanças que ocorrem na natureza independem do mercado, cuja influência se limita às produções humanas.
b) As transformações das diferentes paisagens do globo terrestre independem da ciência, tecnologia e do mercado global.
c) Grande parte dos impactos ambientais está subordinada às relações existentes entre ciência, tecnologia e mercado global.
d) Para a exploração da natureza numa economia de mercado global, ciência e tecnologia são dispensáveis.
e) As mudanças que ocorrem no mercado global devem ser interpretadas pela subordinação deste à lógica da ecologia.


11 - Segundo o IBGE (Censos Agropecuários), entre 1985 e 1995/96, a concentração fundiária aumentou no país. Nesse período, os estabelecimentos com mais de 1.000 hectares aumentaram sua participação de 43,9% para 45,1% na área total do país, enquanto que os estabelecimentos com menos de 100 hectares tiveram diminuída sua participação de 21,1% para 19,9%. Em números exatos, desapareceram nada menos que 903.360 estabelecimentos com menos de 100 hectares. Nessa mesma década, segundo o DATALUTA (2000), foram distribuídos 154.915 lotes de terra através da Política de Reforma Agrária.
Com base nos dados e nos conhecimentos sobre a questão fundiária brasileira, é correto afirmar:
a) A diferença entre o número de lotes criados e de estabelecimentos agropecuários extintos no período evidencia a inconsistência das políticas públicas voltadas à desconcentração da propriedade fundiária.
b) A perda de área total verificada nos grandes estabelecimentos revela a sujeição desse patrimônio fundiário ao processo de remembramento da propriedade familiar camponesa.
c) A variação no número de pequenos estabelecimentos no período explica-se pela venda dos lotes realizada pela maior parte dos trabalhadores rurais após terem sido assentados.
d) A extinção do conjunto dos pequenos estabelecimentos rurais em benefício dos empresários de terras explica-se pela ausência de uma política federal de reforma agrária no período.
e) A eliminação do déficit fundiário no país explica-se pela vinculação da política de assentamentos aos programas voltados para a proteção estratégica da produção nacional de alimentos e ao atendimento das necessidades dos pequenos produtores.


12 - O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1 indicam melhores condições de vida.
Sobre o assunto, considere as afirmativas.
I. Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.
II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.
III. Trata-se de um índice que oculta a existência de políticas públicas voltadas à melhoria da saúde, distribuição de renda e nível de escolaridade.
IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

Postar um comentário

0 Comentários