Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE A SÍRIA


1 - (UNIOESTE) Desde março de 2011, estima-se que o conflito na Síria tenha causado a morte de 100 mil pessoas, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). Estima-se que 6,8 milhões de pessoas necessitem de assistência humanitária urgente. Há mais de 2 milhões de refugiados sírios nos países vizinhos e no Norte da África. Cerca de 1,2 milhão de famílias tiveram suas casas atingidas (ONU Brasil).
Sobre o conflito na Síria, assinale a alternativa CORRETA.
a) Trata-se de um conflito entre Israel e o governo de Bashar Al-Assad que disputam o controle e a influência sobre o território vizinho do Líbano.
b) Trata-se de um conflito entre árabes e curdos. Bashar Al-Assad é um governante curdo que vem sendo pressionado a deixar o poder pela maioria árabe.
c) Os curdos, entre os quais está Bashar Al-Assad, correspondem a 70% da população síria, portanto, garantem amplo apoio ao seu governo democrático.
d) Os principais aliados do governo de Bashar Al-Assad são os governos dos Estados Unidos e da Rússia que juntos conseguem dar suporte ao ditador e evitar que grupos de adversários como o Hezbollah dominem o território sírio.
e) O conflito na Síria surgiu em seguida aos movimentos da Primavera Árabe na Tunísia e no Egito. A reação violenta do governo, aos protestos populares, resultou em aumento das tensões. Os rebeldes, em sua maioria muçulmanos sunitas, sofrem forte repressão de Bashar Al-Assad que pertence à minoria alauíta.


2 - (UEL) Recentemente, o mundo assistiu a uma série de revoltas populares nos países árabes. A imprensa internacional destacou o papel das redes sociais nessas mobilizações contra os ditadores e a repressão dos governos sobre a população civil.
Sobre esses conflitos, assinale a alternativa correta.
a) A Jordânia viu seu rei ser deposto devido ao apoio dos países ocidentais e de Israel aos movimentos revoltosos. 
b) Na Tunísia, o processo revoltoso de setores populares foi sufocado por empréstimos vultosos da União Europeia. 
c) No Marrocos, a permanência da violência deve-se aos conflitos entre cristãos, muçulmanos e membros de religiões tribais. 
d) O Egito manteve Hosni Mubarak no poder devido à intervenção da Liga Árabe, com apoio norte-americano. 
e) O governo da Síria, apesar dos protestos internacionais, atacou os revoltosos com a anuência do Irã, da Rússia e da China.


3 - Assinale a alternativa que apresenta fatos sobre a região em destaque.

a) O governo de Israel apoia a formação de um governo xiita na Síria como alternativa à radicalização do terrorismo.
b) Desde o começo da revolta contra o presidente Sírio Bashar al Assad, milhares de sírios se refugiaram em países vizinhos.
c) China e Rússia encaminharam ao Conselho de Segurança da ONU pedido de apoio para uma intervenção militar na Síria.
d) Síria, Israel, Líbano, Jordânia e Iraque fazem parte da “Primavera Árabe”, que se caracteriza por manifestações populares contra governos ditatoriais.


4 - Relacione as colunas, ligando os ditadores que foram alvos das revoluções da Primavera Árabe aos seus respectivos países e na sequência assinale a alternativa correta.
1 - Muammar Kadhafi
2 - Hosni Mubarak
3 - Ali Abdullah Saleh
4 - Bashar al-Assad
5 - Zine El Abidini Ben Ali
(___) Iêmen
(___) Tunísia
(___) Líbia
(___) Egito
(___) Síria
a) 3 – 5 – 1 – 4 – 2        
b) 3 – 5 – 1 – 2 – 4         
c) 5 – 3 – 1 – 2 – 4        
d) 5 – 3 – 2 – 1 – 4


5 - Desde 2011, a Síria tem sido palco de uma guerra civil entre o governo de Bashar al-Assad e vários grupos armados de oposição, com motivações ideológicas e políticas diversas. Entre essas agrupações, uma das principais é o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), cuja meta é:
a) a formação de repúblicas democráticas e seculares na Síria e no Iraque. 
b) a instauração de um califado mundial com autoridade sobre todos os muçulmanos.  
c) a unificação do Iraque e da Síria sob um regime socialista e laico. 
d) o auxílio às forças ocidentais no combate ao fundamentalismo islâmico, no Oriente Médio. 
e) o apoio militar e político à ocupação norte-americana do Iraque e da Síria.


6 - A multidão de pessoas em busca de refúgio atinge diretamente a União Europeia acarretando uma crise de grandes proporções entre seus respectivos países. Estima-se que, apenas no ano de 2015, mais de um milhão de pessoas chegaram ao continente europeu via mar, em sua maioria, pela Grécia e Itália. Milhares de pessoas são obrigadas a abandonar seus países em decorrência de guerras, ascensão do Estado Islâmico e instabilidade política interna. Os três países de onde a maioria dessas pessoas provêm são:
a) Turquia, Irã e Egito.                                                      
b) Líbia, Hungria e Polônia.
c) Mali, Eritreia e Eslovênia.
d) Afeganistão, Iraque e Síria.
e) Afeganistão, Irã e Síria.

                         
7 - Em julho de 2011, a série de revoltas contra regimes do mundo árabe, conhecida como Primavera Árabe, completou seis meses. Os ativistas utilizaram os dispositivos tecnoinformacionais para questionar os regimes autoritários e centralizadores que ocorrem em diversos países do Oriente Médio. Os levantes contra os governos da situação reivindicaram políticas liberais. Sobre esta crise, é correto afirmar que:
a) o novo cenário político, que se forma após a crise árabe, será construído sobre os pressupostos ideológicos do alcorão.
b) a grande preocupação mundial dos países do G8, a respeito da Primavera Árabe, é a revolta dos migrantes muçulmanos que residem em países europeus.
c) o movimento despertou uma onda de atentados terroristas de origem islâmica nos Estados Unidos.
d) o uso das mídias interativas extrapolou o espaço físico-geográfico da revolução e tornou-se uma estratégia política para sensibilizar a comunidade internacional.


8 - Em março de 2011 ocorreu um ato em Deraa na Síria. O governo respondeu com dureza. A repressão impulsionou outros protestos no País. Esse ato pedia:
a) a saída do governo atual.                                     
b) mais investimentos na saúde.
c) mais investimentos na educação.                            
d) mais democracia no país.
e) mais investimentos em segurança.


9 - O Estado Islâmico começou atuando na Síria, como frente de ataque ao governo de Bashar Al-Assad, depois expandiu o seu domínio para o Iraque. Em seu início, a que rede terrorista islâmica estava vinculado o EI?
a) Hezbollah             
b) Fatah             
c) Al-Qaeda          
d) Hamas             
e) Setembro Negro


10 - O noroeste da Síria voltou nesta segunda-feira a ser palco de um confronto entre soldados ligados à Turquia e milícias curdas, que disputam o controle de uma colina na região. O governo turco afirma que as milícias curdas que controlam a região são ligadas aos curdos que vivem na Turquia e que decidiu agir para expulsar os terroristas das proximidades de sua fronteira.
(Folha de S. Paulo, 29.01.2018)
O conflito entre turcos e curdos mencionado na notícia está relacionado:
a) ao vínculo entre os curdos e o Estado Islâmico.
b) à luta pela autonomia e independência dos curdos.
c) ao posicionamento curdo favorável ao governo sírio.
d) à aliança entre os curdos, a Rússia e os EUA na região.
e) à defesa radical da causa palestina feita pelos curdos.



GABARITO










Postar um comentário

0 Comentários