Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

SETORES ECONÔMICOS


SETORES ECONÔMICOS
A pauta econômica está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Em todo o mundo, fica cada vez mais próxima da nossa realidade a ideia de que a economia está sim influenciando em toda a nossa vida. Afinal de contas, estamos envolvidos com a produção, o consumo de bens, ideias e mercadorias.
Mas, como a economia se organiza? Existem diferentes setores? Ela fica organizada a partir do setor primário, secundário e terciário. Nesse esquema, dá para visualizar bem como um produto é explorado em um espaço natural para depois ser industrializado e transformado em um bem a ser consumido.
Setor primário: áreas em que os indivíduos vão retirar os elementos da natureza por meio de processos extrativistas. Ou ainda onde ocorre o cultivo de alguma matéria-prima. É o caso dos espaços agropecuários. Dessa forma, tudo aquilo que é produzido no setor passa a ser chamado de produto primário. A produção de café ou mesmo a extração de prata e ouro se enquadram nesse perfil.
Setor secundário: espaços responsáveis pela transformação das matérias-primas em produtos industrializados. É onde ocorre a produção industrial. Exemplos: refinos, empacotamentos, moagem e finalização dos produtos originados a partir dos grãos de café. Ou: espaços de produção e finalização de joias.
Setor terciário: onde ocorrem as transações comerciais e as ofertas de serviço. É o setor da economia que faz o diálogo mais próximo do consumidor. É o caso de um supermercado, empresa de vigilância e etc. O setor terciário também responsável por dar conta de aspectos não necessariamente palpáveis como educação, turismo, administração pública, transporte e outros serviços de interesse público.

Postar um comentário

1 Comentários