Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

GEOGRAFIA - PRINCIPAIS CONCEITOS


GEOGRAFIA - PRINCIPAIS CONCEITOS
Dentre os conceitos da Geografia, o espaço geográfico é o mais abrangente, apresentando-se como “um todo” do qual derivam os demais conceitos e com o qual eles se relacionam: território, região, paisagem e lugar. 
Espaço Geográfico
O espaço geográfico é o espaço construído através da transformação do mesmo pelo homem (relação sociedade-espaço). É um conjunto de lugares, com diferentes naturezas, que passaram por diferentes processos históricos e unidos por uma complexa rede de relações.
Território
Porção do espaço delimitada pelas relações de poder entre determinados agentes sociais: indivíduos, grupos de pessoas, empresas, Estado, etc.
Região
É uma porção da superfície terrestre que apresenta certa homogeneidade em relação a aspectos naturais, culturais, econômicos ou políticos, que a diferencia das demais partes do espaço.
Paisagem
É tudo aquilo que nossa visão alcança em determinado momento. Porém, ela não é formada somente pelos objetos concretos e estáticos, dela faz parte também os fluxos de pessoas, informações e mercadorias, além dos aspectos imateriais, como sons, odores e texturas que podem ser percebidos pelo observador. Todos os trechos da superfície terrestre, habitadas ou não, modificadas ou não, constituem paisagens.
Paisagem natural: É qualquer tipo de ambiente que não sofreu influência humana, mantendo preservados todos os elementos e características típicas da natureza. As paisagens naturais ainda podem representar os espaços considerados inóspitos, onde se torna difícil a manutenção da vida humana, como em desertos e áreas glaciais, por exemplo.
Paisagem cultural: são aquelas onde a interferência dos seres humanos no ambiente é notável.
Lugar
É a parte ou porção do espaço em que vivemos. O lugar é onde as pessoas moram, estudam, trabalham, consomem, ou seja, realizam as atividades cotidianas. É no lugar que as pessoas desenvolvem o sentimento de pertencimento a determinado grupo social, já que se trata de espaços familiares, de vivência e de experiência.

Adaptado de Lucci (2012); Moreira (2012); Cavalcanti (2010).



Postar um comentário

7 Comentários