Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

AS SUB-REGIÕES DO NORDESTE


SERTÃO
O Sertão, também conhecido como Sertão Nordestino, é a maior das quatro sub-regiões da Região Nordeste.
A Estepe, chamada de Caatinga no Brasil, é a vegetação predominante em todo Sertão e em parte do Agreste. Ela ocupa as áreas de clima semiárido, resistindo às secas através de adaptações naturais, é um tipo de vegetação xerófila de semidesertos.
Nessa sub-região destacam-se a criação de gado e a agricultura, inclusive irrigada.

MEIO-NORTE
O Meio-Norte é uma área de transição entre a Amazônia e o Sertão. Essa faixa também é conhecida como mata dos cocais devido às palmeiras de carnaúba e babaçu encontradas na região.
Nessa sub-região destacam-se o cultivo de arroz e o extrativismo vegetal.

AGRESTE
O Agreste é uma faixa de transição entre a Zona da Mata (clima tropical úmido)  e o Sertão (clima tropical semiárido) . Estende-se por uma vasta área que vai da Bahia ao Rio Grande do Norte. Essa área situa-se numa faixa estreita, paralela à costa.
Em relação à agropecuária, predominam as pequenas e médias propriedades rurais, onde se pratica a policultura. Grande parte dessa produção abastece a Zona da Mata.

ZONA DA MATA
A Zona da Mata é a sub-região mais povoada. Seu nome faz referência à Mata Atlântica que cobria essa área no passado. Também se destaca por ser a sub-região mais industrializada e urbanizada.
Outra atividade que merece destaque é o turismo. Suas belas praias atraem turistas do Brasil e do mundo.

Elaborado com base em: Homem e Espaço – Geografia, 7º ano/Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco. 24ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2015. p. 123. 

Postar um comentário

0 Comentários