Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS

REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS


As fases da revolução industrial são divididas em três períodos: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.
Primeira Revolução Industrial
Segunda metade do século XVIII até a primeira metade do século XIX
Esta revolução ficou caracterizada por importantes invenções que propunham uma reviravolta no setor produtivo e de transportes. A ciência descobriu a utilidade do carvão como meio de fonte de energia e a partir daí desenvolveram simultaneamente a máquina a vapor e a locomotiva. Ambos foram determinantes para dinamizar o transporte de matéria-prima, pessoas e distribuição de mercadorias, dando um novo panorama aos meios de se locomover e produzir. Um dos primeiros ramos industriais a usufruir a nova tecnologia da máquina a vapor foi a produção têxtil, que antes da revolução era desenvolvida de forma artesanal.


Segunda Revolução Industrial
Segunda metade do século XIX até a primeira metade do século XX.
Esta revolução envolveu uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e de aço. Outros progressos essenciais nesse período incluem a introdução de navios de aço movidos a vapor, o desenvolvimento do avião, a produção em massa de bens de consumo, o enlatamento de comidas, refrigeração mecânica e outras técnicas de preservação e a invenção do telefone eletromagnético.


Terceira Revolução Industrial
Segunda metade do século XX até os dias de hoje.
Também chamada de Revolução Tecnocientífica, esta fase da Revolução Industrial iniciou-se no século XX e tem como principal característica e evolução da informática. Esta revolução também trouxe mudança na vida das pessoas.  O mundo iniciaria a era da integração e também da intensificação da globalização. Além da informática, o desenvolvimento tecnológico da indústria, principalmente da automobilística, a robótica, a biotecnologia, a indústria espacial, a genética, entre outros campos tiveram grande evolução na Terceira Revolução Industrial.

Postar um comentário

0 Comentários