Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

CAPITALISMO

FASES DO SISTEMA CAPITALISTA

O capitalismo, também conhecido como economia de livre mercado ou economia de livre empreendedorismo, é um sistema econômico onde os meios de produção, distribuição, decisões sobre oferta, demanda, preço e investimentos são em grande parte ou totalmente de propriedade privada, com fins lucrativos. Os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas. O Capitalismo acompanhou o desenvolvimento da sociedade e está dividido em quatro fases: comercial, industrial, financeiro e informacional.

CAPITALISMO COMERCIAL

Fim do século XV até a primeira metade do século XVIII.

O capitalismo comercial se deu porque o acúmulo de riquezas ocorreu por meio do comércio. A economia, nesse período, funcionava sob a intervenção governamental. A riqueza e o poder de um país eram medidos pela quantidade de ouro, prata e pedras preciosas.  Nesse período, também se acumulavam riquezas, tendo uma balança comercial favorável. Foi uma época marcada por Grandes Navegações e descobrimentos.

Esta fase foi fundamental para se desenvolver o capitalismo, pois permitiu o grande acúmulo de capitais na mão da burguesia europeia. Essa acumulação inicial de capitais criou condições, no Reino Unido e depois em outros países, para que ocorresse a Revolução Industrial.

As principais características do capitalismo comercial são: surgimento da moeda como valor de troca, produção de manufaturas, divisão internacional do trabalho e mercantilismo como sistema econômico.

CAPITALISMO INDUSTRIAL

Segunda metade do século XVIII até a segunda metade do século XIX.

O surgimento do capitalismo industrial se deve em grande parte do desenvolvimento tecnológico. As empresas evoluíram de manufatureiras para mecanizadas. O Capitalismo Industrial é uma fase da história do capitalismo que ocorreu de 1780 a 1870, na qual as classes sociais dividem-se em: trabalhadores assalariados, proprietários de terra arrendada e a burguesia industrial. A essência do sistema não era mais o comércio. O lucro vinha da produção de mercadorias.

É neste período que surgem as primeiras fábricas, movidas por máquinas a vapor (carvão), sendo esta época também marcada pelas inovações no setor de transporte, com a criação de navios e trens que funcionavam com o mesmo combustível.

Diferentemente do capitalismo comercial, esta fase estava baseada no liberalismo econômico (o mercado e a livre concorrência sem intervenção do Estado economia).

As principais características do capitalismo industrial são: industrialização e desenvolvimento dos transportes, trabalho assalariado, surgimento da classe operária, produção em larga escala e aumento da desigualdade social.


CAPITALISMO FINANCEIRO

Fim do século XIX até o final da década de 1960.

Capitalismo financeiro, também chamado de capitalismo monopolista, corresponde a um tipo de economia em que o grande comércio e a grande indústria são controlados pelo poderio econômico dos bancos e outras instituições financeiras.

As principais características do capitalismo monopolista são: fusão entre capital bancário e capital industrial, expansão das empresas transnacionais, bolsa de valores e formação de Cartéis, Trustes e Holdings.

CAPITALISMO INFORMACIONAL

1970 até a atualidade.

O conceito de Capitalismo informacional foi proposto na obra "Sociedade em Rede" e elege a tecnologia de informação como o paradigma das mudanças sociais que reestruturaram o modo de produção capitalista, a partir de 1980. Trata-se de uma teoria que observa a sociedade da virada do século XX para o século XXI, e assinala uma nova realidade de práticas sociais geradas pelas transformações decorrentes da revolução tecnológica concentrada nas tecnologias de informação.

As principais características do capitalismo informacional são: tecnologias de informação, aumento das transações comerciais via internet e desenvolvimento de softwares.

Referências:  http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfIfIAI/fases-capitalismo Acesso em: 15/07/2017.
                       https://www.todamateria.com.br/?s=capitalismo Acesso em 16/07/2017.


Postar um comentário

0 Comentários