Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

FORMAS DE RELEVO

PLANALTO

Planalto é a classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com ondulações suaves e cume quase nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. Os planaltos são delimitados por escarpas que constituem declives e nos quais os processos de destruição superam os de construção. Entre os fatores externos, predominam os agentes de desgaste, e não os de sedimentação. Os planaltos típicos são de estrutura sedimentar, mas podem ser formados pelo soerguimento de blocos magmáticos.


PLANÍCIE

Planície é uma forma de relevo com pouca altitude. São superfícies aplainadas com formações relativamente novas se comparados com outras formas de relevo. São delimitadas por aclives e os processos de deposição superam os de desgaste. É convencionado designar de planície áreas planas que recebem sedimentos de outras áreas. 


DEPRESSÃO

Depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta, sendo classificadas como depressões relativas quando acima do nível do mar e depressões absolutas quando abaixo do nível do mar. As crateras de vulcões desativados e provenientes da queda de asteroides são consideradas depressões.

MONTANHAS DE DOBRAMENTOS

Montanhas são aquelas regiões em que ainda hoje os processos internos superam os externos, ou seja, o soerguimento é mais forte que a erosão. É comum, no entanto, considerar montanhas aquelas áreas que, mesmo antigas, apresentam altitudes superiores a 300 metros.

Imagem: SEE-PE


Postar um comentário

5 Comentários