Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

COORDENADAS GEOGRÁFICAS


Coordenadas Geográficas: sistema de localização estruturado através de linhas imaginárias, traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul e leste-oeste, medidas em graus.
Paralelos: são linhas imaginárias que circundam a Terra no sentido leste-oeste e que se encontram paralelas à linha do Equador.
Linha do Equador: é o principal paralelo e divide o planeta terra em dois hemisférios: o Hemisfério Norte, ou Setentrional, e o Hemisfério Sul, ou Meridional.
Meridianos: são linhas imaginárias traçadas de um polo a outro, de norte a sul. Todos os meridianos são estabelecidos a partir do Meridiano de Greenwich.
Meridiano de Greenwich: é o principal meridiano e divide a Terra em dois hemisférios: o Hemisfério Leste ou Oriental, e o Hemisfério Oeste, ou Ocidental.
Latitude: é a distância entre qualquer ponto da superfície terrestre e a linha do equador. É medida em graus, minutos e segundos. A latitude varia de 0º na linha do Equador até o valor máximo de 90º a norte ou 90º a sul.
Longitude: é a distância entre um ponto qualquer na superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich. Também é medida em graus, minutos e segundos e varia de 0º em Greenwich até o valor máximo de 180º a oeste ou 180º a leste desse meridiano.

Referência: Geografia Homem & Espaço – 6º ano/Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco. 26. Ed. São Paulo: Saraiva, 2015. p. 51, 52 e 53.

A imagem foi modificada pelo SUPORTE GEOGRÁFICO e liberada para domínio público.





Postar um comentário

3 Comentários