Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

DEFININDO GRUPOS MINORITÁRIOS



1.2 DEFININDO GRUPOS MINORITÁRIOS
O sociólogo Louis Wirth (1945) definiu um grupo minoritário como “qualquer grupo de pessoas que, devido às suas características físicas ou culturais, são destacadas dos outros na sociedade em que vivem para tratamento diferenciado e desigual, e que, portanto, se consideram como objetos de discriminação coletiva.” O termo minoria denota discriminação e, em seus cientistas sociais, o termo grupo subordinado pode ser usado de forma intercambiável com o termo minoria, enquanto o termo grupo dominante é frequentemente substituído pelo grupo que é maioria. Essas definições se correlacionam com o conceito de que o grupo dominante é o que detém o maior poder em uma determinada sociedade, enquanto grupos subordinados são aqueles que não têm poder em comparação com o grupo dominante.
Observe que ser uma minoria numérica não é uma característica de ser um grupo minoritário; às vezes, grupos maiores podem ser considerados grupos minoritários devido à falta de poder. É a falta de poder que é a característica predominante de uma minoria ou grupo subordinado. Por exemplo, considere o apartheid na África do Sul, em que a maioria numérica (os habitantes negros do país) foi explorada e oprimida pela minoria branca.
De acordo com Charles Wagley e Marvin Harris (1958), um grupo minoritário se distingue por cinco características: (1) tratamento desigual e menos poder sobre suas vidas, (2) distinção de traços físicos ou culturais como cor ou linguagem da pele, (3) involuntária participação no grupo, (4) consciência da subordinação e (5) alta taxa de casamento no grupo. Exemplos adicionais de grupos minoritários podem incluir a comunidade LGBTQ +, praticantes religiosos cuja fé não é amplamente praticada onde vivem e pessoas com deficiência.
A teoria do bode expiatório, desenvolvida inicialmente a partir da teoria da frustração-agressão de Dollard (1939), sugere que o grupo dominante deslocará sua agressão sem foco para um grupo subordinado. A história nos mostrou muitos exemplos do bode expiatório de um grupo subordinado. Um exemplo do século passado é o modo como Adolf Hitler foi capaz de culpar a população judaica pelos problemas sociais e econômicos da Alemanha. Nos Estados Unidos, os imigrantes recentes têm sido frequentemente o bode expiatório dos problemas da nação - ou de um indivíduo. Muitos estados promulgaram leis para privar os imigrantes.

Postar um comentário

0 Comentários